top of page

Novas Ram 2500 e 3500 chegam ao mercado

Por Vito Zanella



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Ram apresenta ao mercado nacional as novas 2500 e 3500 2025, elevando ainda mais a referência do segmento. A linha Heavy Duty renovada estreia com um novo visual, mais tecnologia, conforto e mais desempenho com o novo motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output de 436 cv de potência e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque, e novo câmbio automático de oito marchas. A nova linha 2025 Heavy Duty da Ram chega em três versões: 2500 Laramie, 3500 Laramie Night Edition e a topo de gama 3500 Limited Longhorn. Em comum entre as três está o amplo pacote de mudanças, com novidades no visual, tecnologias e conjunto mecânico. Os preços públicos sugeridos entre R$ 559.990,00 e R$ 679.990,00.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por fora, as novas Ram Heavy Duty recebem grades redesenhadas e ainda mais imponentes, com o logo da marca reposicionado. Os faróis, também novos, são totalmente de leds — assim como as luzes auxiliares de neblina com função cornering — e possuem sistema automático de controle do facho alto. O estilo frontal é complementado pelo capô esportivo (exclusivo da 3500 Laramie Night Edition), enquanto na lateral se destacam as novas rodas de liga leve de 18” da 2500 Laramie e o estribo, cromado e fixo na 2500 e retrátil eletricamente nas 3500. As lanternas também são full led e foram redesenhadas. A versão Night Edition segue presente na 3500 Laramie e agrega, entre outros itens, grade na cor preto brilhante, logotipos escurecidos, retrovisores com acabamento preto e adoção de para-choques na cor da carroceria, além do interior totalmente preto.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cabine reúne mudanças importantes. O quadro de instrumentos adota uma tela colorida totalmente customizável de 12,3”. Nele é possível acompanhar e ajustar diferentes parâmetros do veículo, além de acompanhar o funcionamento dos novos assistentes de condução semiautônoma (ADAS), que inclui funções presentes em todos os modelos, como leitura automática de placas, assistente ativo de manutenção de faixa e piloto automático adaptativo. O console central também foi redesenhado e agora adota uma nova central multimídia de 14,5 polegadas na Ram 3500. Nela é possível ajustar itens como o aquecimento ou ventilação dos bancos dianteiros (ajustáveis eletricamente em 10 vias, sendo 2 para lombar e com duas posições de memória para motorista), acompanhar manobras pelo sistema de câmeras com visão 360° ou acessar os recursos do exclusivo Ram Connect, que oferece ao cliente serviços como monitoramento do veículo, Wi-Fi embarcado para até 8 dispositivos e acesso remoto via aplicativo para smartphones. Uma câmera adicional, voltada diretamente para a caçamba, também pode ser visualizada no multimídia para acompanhar a carga posicionada no compartimento (que é revestido com material de alta resistência e tem iluminação por leds). No interior estão disponíveis até dez entradas USB, incluindo até cinco do tipo C. Celulares também podem ser recarregados sem fio por duas bases de indução, item exclusivo no segmento. Outros equipamentos podem ser alimentados por duas tomadas de 115V posicionadas no console central, uma parte da frente e outra na parte de trás.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O conforto interno se une ao máximo do luxo na 3500 Limited Longhorn, com a adoção de materiais nobres, incluindo madeira legítima (certificada) e couros genuíno com filigranas, espalhados pela cabine equipada com itens únicos. O exclusivo retrovisor digital 3.0 projeta imagens da câmera traseira posicionada na terceira luz de freio no espelho central, permitindo uma ampla visibilidade do que ocorre atrás do veículo independentemente da quantidade de pessoas no banco traseiro. Como reboque também é sinônimo de Ram, a linha Heavy Duty reúne diferentes atributos para auxiliar o motorista nessa tarefa, começando pelos retrovisores exteriores expansíveis, que podem ter sua largura ampliada eletricamente, para favorecer o uso do carro nesse tipo de operação. Clientes também podem adquirir nas concessionárias uma exclusiva câmera Mopar, que pode ser acoplada em qualquer parte do reboque, com projeção de imagens diretamente no multimídia ou no retrovisor digital. Essa câmera pode, por exemplo, ser posicionada dentro de um reboque para transporte de cavalos, permitindo que o motorista acompanhe em tempo real o comportamento do animal, sem necessidade de paradas constantes, ou colocada na traseira do reboque para facilitar manobras. Por falar nisso, a nova Ram 3500 Limited Longhorn é equipada com o exclusivo assistente de reboque.


ree

Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


Comentários


bottom of page