top of page

Geely apresenta seu primeiro carro elétrico fabricado no Brasil: o EX5

Por Vito Zanella 


A Geely Auto iniciou oficialmente sua operação no mercado brasileiro com lançamento do primeiro carro elétrico da fabricante no Brasil, desenvolvido para mercados globais, o Geely EX5. Em agosto, oito das primeiras 23 concessionárias previstas para 2025 serão inauguradas. O EX5 está disponível em duas versões: Pro, com preço sugerido de R$ 205.800,00, e Max, por R$ 225.800,00. O EX5 traz frente inspirada em um tigre, exibindo um visual curvo envolvido por grandes ranhuras no para-choque. Os faróis de LED ligeiramente curvados para cima remetem às pontas das asas de um avião. O perfil é esculpido por dois vincos na parte de baixo das portas, contando com ampla área envidraçada e rodas de até 19 polegadas. A traseira tem spoiler integrado e exibe lanternas inteiriças compostas por 274 LEDs que compõem um refinado efeito 3D. Componentes como grade ativa e maçanetas embutidas ajudam a alcançar um coeficiente de penetração aerodinâmica de apenas 0,269.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O EX5 traz powertrain elétrico com 218 cv e 320 Nm (32,6 kgfm). O propulsor pesa apenas 79,8 kg, ocupando apenas 0,079 m3. Segundo dados da marca, a eficiência energética chega a 90%. Seu desempenho impressiona com aceleração de zero a 100 km/h em até 6,9 segundos, na versão Pro. A velocidade máxima é de 180 km/h. A bateria Short Blade Geely de Lítio Fosfato Ferro (LFP) tem 60.22 kWh de capacidade. De acordo com o programa de certificação do INMETRO, a autonomia do EX5 pode chegar até 413 km. Além de oferecer grande autonomia, a bateria tem velocidade de recarga 30% superior à média do segmento. O EX5 pode ainda atuar como um gerador portátil de eletricidade tanto para dispositivos (V2L), modo em que pode alimentar eletrônicos, eletrodomésticos e luzes, para citar três exemplos, quanto para outros veículos (V2V). No modo V2L, a capacidade chega a 3,3 kW, enquanto no V2V alcança 6 kW.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O EX5 traz seis pilares de segurança: ativa, passiva, para pedestres, para a saúde, cibernética e para a bateria. Disponíveis na versão Max, os sistemas avançados de auxílio para o motorista (ADAS) incluem, entre outros: Frenagem automática de emergência (AEB); Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC); Controle Inteligente de Cruzeiro (ICC); Sistema de Alerta Colisão Frontal (CMSF); Sistema de alerta de colisão traseira (CMSR); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Frenagem de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTB); Assistente de reconhecimento de placas de trânsito (TSI); Assistente de emergência de permanência em faixa (ELKA); Assistente de ponto cego (BSD); Assistente de mudança de faixa (LCA); Aviso de segurança para a abertura das portas (DOW) e Alerta aos ocupantes se há algum veículo se aproximando pela lateral no momento de abertura das portas. O sistema de Visão 360 graus é de série nas duas configurações. Bem como os faróis de LEDs, com alta capacidade, permitindo iluminar 177 metros de distância à frente e cobrir 23 m de largura de raio. O EX5 Max possui ainda controle inteligente do facho, adaptando a luz alta em relação aos veículos que vem no sentido contrário ou que estão à frente. A segurança passiva é igualmente elevada. Há seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina).


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em dimensões, o EX5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos. Quanto ao volume para a bagagem, o porta-malas oferece 461 litros (no padrão de medição VDA) de até a altura dos encostos traseiros e pode levar até 1.877 l com o rebatimento destes. Disponível para a versão Max, a tampa traseira tem acionamento elétrico por chave, botão, app ou comando no volante. O banco do motorista tem regulagem elétrica de série, sendo que a versão Max acrescenta ainda ajustes elétricos para o carona - com apoio de perna - e função de memória, ventilação e massagem para ambos. O banco traseiro reclina até 35 graus para oferecer todo o conforto em viagens.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O EX5 oferece variados porta-objetos e espaços de armazenagem. É possível levar até cinco garrafas nas portas dianteiras e três nas traseiras. Abaixo do console, há um porta-objetos de 10,8 litros. Os passageiros traseiros têm à disposição um compartimento de 3,2 l embutido no console e uma gaveta exclusiva de 14 litros. O quadro de instrumentos digital tem 10,2 polegadas e é acompanhado da central multimídia Flyme Auto de 15,4”. A sua tela é de ultra alta definição e alto brilho, facilitando a visualização sob qualquer condição de luminosidade. Há conexão com Apple CarPlay, bem como 4G à bordo. É possível também usar o navegador GPS nativo por satélite. A versão Max oferta um head-up display (HUD) de 13,8”. O carregador de smartphone sem fio tem 15 watts de potência e dispõe de aviso de esquecimento do aparelho. É possível interagir com o carro através da assistente de voz inteligente com o comando: “Olá, Geely!”.


ree


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


Commentaires


bottom of page