Vila Nova Conceição vai ganhar 21 jardins de chuva
top of page
Buscar

Vila Nova Conceição vai ganhar 21 jardins de chuva

Locais definidos têm situação geográfica muito favorável para esse tipo de intervenção e foram aprovados em conjunto com a associação de moradores

Jardim de Chuva na região de Pinheiros (Foto: Novas Árvores Por Aí)

A Subprefeitura Vila Mariana inicia nesta quarta-feira (28/10) a construção de 21 jardins de chuva na Vila Nova Conceição, bairro do distrito de Moema. Muito além da questão estética, os jardins de chuva atuam como pontos de microdrenagem e ajudam a resgatar as espécies nativas da Mata Atlântica no bairros. Os locais definidos na Vila Nova Conceição têm situação geográfica muito favorável para esse tipo de intervenção e foram aprovados em conjunto com a Associação de Moradores da Vila Nova Conceição (AMVNC). As águas escoam, sem acumular, em velocidade reduzida e não há riscos de alagamentos - mas sim de empoçamentos. O prazo para conclusão das obras, viabilizada por meio de emenda parlamentar, é de 60 dias.

“Um fluxo de água com com trajeto reto, curto e rápido desidrata a paisagem e provoca erosão. Já uma rota longa e sinuosa com pontos de retenção desacelera a água e hidrata a paisagem, prevenindo erosões e permite uma infiltração maior. Os jardins amortecem e absorvem a água da chuva, contribuindo contra alagamentos abaixo, e retendo a água, promovendo também a biodiversidade”, explica a arquiteta Débora Grecco, supervisora de Planejamento Urbano da Subprefeitura Vila Mariana. "Esse é o primeiro projeto desse tipo feito pela Subprefeitura Vila Mariana. Em breve, faremos uma implantação também no distrito da Saúde e nosso objetivo é expandir para outros locais", afirma o subprefeito Diogo Soares.

A água da chuva que corre sobre as ruas da Vila Nova Conceição segue para o Córrego do Sapateiro - ou Córrego Uberaba -, depois para Rio Pinheiros, que pode desaguar no Rio Tietê que, por sua vez, corre sentido noroeste e cai no Rio Paraná, na divisa dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, onde segue na direção sudoeste passando por Paraguai e Argentina. Depois, a água muda de direção para o sudeste antes de desembocar no Oceano Atlântico, na divisa com o Uruguai, totalizando uma distância aproximada de 3.030 km entre a Vila Nova Conceição e o Oceano Atlântico.

A área do projeto está localizada entre as microbacias hidrográficas dos córregos Sapateiro e Uberaba. O ponto mais alto está na Rua Lourenço de Almeida com a Rua Brás Cardoso, a aproximadamente 747 metros acima do nível do mar. Os pontos mais baixos estão na Rua Balthazar da Veiga com a Rua Jerusalém; Rua João Lourenço com a Rua Jacques Félix (ambos a cerca de 745 metros do nível do mar). A declividade nesses locais é baixa (entre 0,7% e 0,9%), o que favorece o escoamento superficial lento e contínuo.


Veja abaixo os locais contemplados:


bottom of page