Instituto Jatobás, em parceria com a LiveLab, leva a Jornada X para estudantes de escola pública
top of page
Buscar

Instituto Jatobás, em parceria com a LiveLab, leva a Jornada X para estudantes de escola pública

Com a proposta de formar jovens lideranças no Campo Belo, o projeto aborda assuntos sensíveis para a juventude, como bullying, violência e sustentabilidade, por meio da gameficação

Alunos da Escola Estadual Professor Napoleão trabalham em comitês para cumprir as missões propostas pela Jornada X (Foto: Instituto Jatobás)

O Instituto Jatobás, que tem atuado pela inovação social na região da Água Espraiada, distrito do Campo Belo, Zona Sul de São Paulo, em São Paulo, apresenta, em parceria com a organização sem fins lucrativos LiveLab, a nova edição da Jornada X, gincana socioambiental liderada por estudantes e que tem percorrido dezenas de escolas públicas pelo Brasil.


Com apoio e articulação do Instituto Jatobás, a ação social está sendo realizada na Escola Estadual Professor Napoleão De Carvalho Freire, em Moema, vizinha da área de atuação do Instituto e que recebe muitos alunos da região. Ao analisar o estudo Mapa da Desigualdade de 2022, desenvolvido pela Rede Nova São Paulo, é possível observar que a taxa de distorção idade-série no ensino fundamental na região é 9,1, maior que a média paulista (7,8). Isto significa que a idade de muitos alunos dessa parte da cidade não corresponde à série em que deveriam estar. Ou seja, há atraso escolar.


Com base nesses dados e tendo como pilares de atuação o desenvolvimento de potencial humano, a ampliação do repertório e a inovação social, o Instituto Jatobás busca fornecer oportunidades de aprendizado, treinamento e suporte para os alunos de 11 a 17 anos da Escola Estadual, incentivando a formação de jovens lideranças no aproveitamento de suas habilidades e talentos, para que se tornem agentes de transformação do território em que vivem.


“Na escola Napoleão, temos atuado e encorajado a participação dos alunos. Nosso objetivo é trabalhar temas sensíveis e urgentes como respeito, intolerância, violência, meio ambiente, bullying e drogas. A Jornada X é uma ferramenta única e de rápida assimilação pelos alunos por meio da gameficação. Queremos desenvolver o poder de transformação e despertar o espírito de liderança desses jovens”, explica Débora Samanta, facilitadora pedagógica do Instituto Jatobás.


Desenvolvida pela LiveLab, organização fundada por Edgard Gouveia Jr, a Gincana da Jornada X já foi praticada em mais de 50 escolas públicas no Brasil, passando por São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Ceará e Pernambuco. O programa, destinado tanto para alunos como para professores, tem o objetivo de envolver toda a comunidade escolar para a criação de um ambiente lúdico de aprendizagem e um senso de pertencimento na escola, incentivando o engajamento por meio dos desafios propostos na jornada.

Foto: Instituto Jatobás

Desde julho, o Instituto Jatobás tem auxiliado os alunos da Escola Napoleão a formarem os comitês participantes da Jornada. O jogo é dividido em três capítulos com 19 missões organizadas e distribuídas pelo Agente X (aluno líder do comitê) para a sua liga. No dia 21 de outubro, ocorrerá a etapa final do processo, com um evento especial, em que cada grupo deverá cumprir os desafios finais e aplicar todo o aprendizado adquirido durante a Jornada.


Instituto Jatobás


O Instituto Jatobás é uma organização sem fins lucrativos que há 18 anos trabalha para promover o desenvolvimento de pessoas, a inovação social e o fortalecimento de redes.

bottom of page