top of page
Buscar

Dia da bicicleta: evento gratuito abre campus da USP com circuito cultural

Foto do escritor: Redação JBARedação JBA

Integrada à Ciclofaixa de Lazer, a Cidade Universitária receberá a população em 4 de junho com arte, música e divulgação científica

Imagem: USP Imagens / Marcos Santos

No dia 4 de junho, domingo, o campus USP do Butantã ficará aberto para toda população com um evento inédito em comemoração ao Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Nesta data, a Cidade Universitária será conectada à Ciclofaixa de Lazer da cidade de São Paulo no trecho da rua Alvarenga, podendo ser acessada por pedestres e bicicletas. Dentro do campus, serão instaladas sete tendas com atividades culturais. Entre as atrações, haverá exposições sobre a física empregada nas bicicletas, conceitos de matemática, exibição de crânios de dinossauros, oficina de plantio e horta urbana, visita à raia olímpica, orientações sobre patrimônio cultural e apresentações musicais. O público poderá também aproveitar para visitar o Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE) da USP, que abrirá neste domingo excepcionalmente para receber os participantes do evento. O público poderá chegar no evento pedalando a própria bicicleta nas ciclofaixas mas também será possível utilizar o serviço Bike Sampa. O estacionamento de automóveis também estará liberado no campus. Campus da USP conta com estrutura cicloviária permanente que irá atender também ao evento. Foto: USP Imagens / Marcos SantosPara facilitar o planejamento do percurso, totens vão indicar uma sugestão de circuito contemplando todas as atrações. Com cerca de 4 km, o roteiro está concentrado em uma área plana, permitindo a participação de famílias e sem exigir muito do preparo físico. O mapa pode ser consultado previamente no site cultura.usp.br, juntamente com outras informações sobre o evento. A pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, Marli Quadros Leite, destaca a importância de diversificar a oferta de atividades culturais para a população, ampliando assim seu alcance. “A USP oferece, durante todo o ano, um conjunto muito grande e variado de opções culturais em diversos locais. Com este evento, buscamos atingir um público novo que ainda não conhece ou não frequenta nossos centros culturais, pois estamos oferecendo a programação integrada a um circuito de lazer, ao ar livre, com movimento. Além disso, juntamos diferentes tipos de conteúdos em um único evento, com música, ciência e arte”. Já a prefeita do campus, Raquel Rolnik, ressalta que o evento privilegia compromissos da gestão em relação ao campus e à concepção urbana: “Primeiro, a possibilidade de se apropriar das áreas públicas e utilizá-las com atividades de lazer e relacionadas à produção científica e ao estudo, com o campus aberto no domingo para isso”, afirma. “E segundo, a promoção da mobilidade ativa, da bicicleta como um modal de transporte viável, importante, que não gera efeitos de poluição e que permite uma outra relação do corpo com o território”, completa.Confira as atrações:


Física da Bicicleta O Laboratório de Demonstrações “Ernst Hamburger” do Instituto de Física da USP estará com exposições e atividades interativas demonstrando os conceitos envolvidos na bicicleta e que explicam porque este é o veículo mais eficiente que existe. Raia Olímpica Os participantes poderão entrar na área da raia, conhecer o espaço, tirar belas fotos e conhecer melhor a história do local e do esporte. USP Sustentabilidade Oficinas de plantio e horta urbana. Coralusp Apresentações musicais de diferentes grupos e com repertórios variados.

Centro de Preservação Cultural da USP Equipe de educadores conversando com o público com orientações sobre o patrimônio cultural que pode ser visto na USP, como monumentos e estátuas, além de conceitos mais abrangentes sobre patrimônio. Matemateca A exposição interativa surpreende e convida visitantes a enxergar aspectos instigantes da matemática por meio de objetos feitos para encantar e desafiar mesmo aqueles que não costumam ter uma relação tão amigável com essa ciência. Dinossauros do Brasil Coordenada pelo professor Luiz Eduardo Anelli, a exposição de crânios e informações sobre os dinossauros brasileiros também conta com banners e monitores do Instituto de Geociências explicando os detalhes da evolução da Terra.


Pedalando com Cultura

4 de junho, domingo, das 9h às 13h Campus USP do Butantã com acesso pelo Portão 1, na esquina da Rua Alvarenga com av. Afrânio Peixoto. Grátis Mapa e mais informações | cultura.usp.br e @culturanausp

Comentários


bottom of page