Corolla GLi Hybrid estreia no Brasil com tecnologia híbrida flex full
- Vito Zanella

- 9 de set.
- 3 min de leitura
Por Vito Zanella
A Toyota do Brasil lança no País o inédito Corolla GLi Hybrid, modelo destinado à modalidade de vendas Small Business, modalidade exclusiva para PCD e Táxi, com desconto de 18%. Neste lançamento, a Toyota repete a utilização de biocombustíveis aliada a motores a combustão e eletrificação, com potência combinada de 122 cv. Este conjunto se vale de um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex – com 101 cv quando abastecido com etanol e 98 cv com gasolina, além de 14,5 kgfm de torque (com etanol ou gasolina) – que atua em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv e 16,6 kgfm. Com a transmissão Hybrid Transaxle, que opera por meio de engrenagem planetária, reduzindo perdas e atritos, o conjunto híbrido flex full oferece aceleração linear e simula as marchas de acordo com a demanda, sem desperdiçar energia, o que contribui para respostas mais ágeis e maior eficiência no consumo de combustível. De acordo com os dados do INMETRO, as médias são de até 17,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.

O novo Corolla GLi Hybrid traz sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), central multimídia Toyota Play 2.0 de 10” com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de Toyota Safety Sense (TSS), que inclui farol alto automático, Assistente de Pré-Colisão Frontal (PCS) e recursos de comodidade e segurança como: Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com atuação em todas as velocidades, que inclui a função de parada e retomada da aceleração de maneira autônoma, o que proporciona mais comodidade e segurança para o condutor em diferentes condições de uso, inclusive no ambiente urbano; e Assistência de Permanência de Faixa (LTA), que atua continuamente corrigindo a direção a fim de manter o veículo centralizado na faixa que se encontra, oferecendo resistência caso o motorista desvie a direção sem o uso do indicador de mudança de direção.

Também vêm de série itens como ar-condicionado digital automático, com duto de ar para a segunda fileira; câmera de ré e sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros); chave inteligente Smart Entry e partida por botão; Assistente de Partida em Rampa (HAC); bancos com revestimento que combina tecido e couro; seletor de modos de condução (Eco + Sport + EV); rodas de liga leve de 16”; e sistema de fixação ISOFIX.

O novo Corolla GLi Hybrid está contemplado pelo Toyota 10, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura por até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica. Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

O Toyota 10 também está disponível para unidades do Corolla ano/modelo 2019/2020 em diante que estejam elegíveis – e inclui os demais veículos da marca fabricados a partir de 2020. Esse programa também se estende ao sistema híbrido, que tem garantia de fábrica de 8 anos ou 200.000 km, independentemente do uso (particular ou comercial) e da data do faturamento. Após esse período, a cobertura poderá ser renovada por mais 12 meses ou 10.000 km, até o limite máximo de 10 anos ou 200.000 km, o que ocorrer primeiro.

Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.






Comentários