Por Vito Zanella
Commander, primeiro Jeep desenvolvido no Brasil, ganha nova motorização, novas versões, mais tecnologia e até opção de cinco lugares para agradar todos os tipos de públicos. O modelo também passa a oferecer cinco anos de garantia. O Commander chega à linha 2025 com excelentes novidades, primeira delas é que agora, além das opções de motor turbo flex com tração 4x2 e turbodiesel com tração 4x4, o modelo adiciona ao portfólio duas versões equipadas com o potente motor Hurricane 2.0T com tração 4x4. Essa motorização entrega ao SUV 272 CV de potência e 400 Nm de torque. Além da marca de 0 a 100km/h em 7s. O novo powertrain está associado a um câmbio automático de nove marchas e da Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos para um desempenho incomparável e a máxima capacidade em qualquer tipo de situação fora de estrada.
Outra grande novidade é que a Jeep está abrindo o leque de possibilidades para o Commander, que passa a dispor de duas novas opções no portfólio: uma configuração com cinco lugares dentro da oferta da versão Longitude, além da inédita Blackhawk, nova versão topo de linha da gama. E, em relação a segurança, o modelo recebeu adição do sistema ADA (Assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC (Piloto automático adaptativo). Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.
O modelo traz também como novidade o banco do motorista com memória de posição e Wi-Fi hotpost e Alexa Integrada de série a partir da versão Limited. Além disso, o Commander já possui uma extensa lista de itens de comodidade e conforto, como assentos frontais com ajuste elétrico, porta-malas com acionamento por botão e hands-free, som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence+ e quadro de instrumentos de 10,25” full digital e HD, entre outros.
A linha 2025 reforça o posicionamento versátil do modelo ao trazer uma nova opção com 5 lugares, dentro da oferta da versão Longitude. Essa nova configuração garante nada menos que 661 litros de volume livre no porta-malas. E o espaço é destaque independentemente da versão. Mesmo em sua configuração de origem, com 7 lugares, e em sua maior lotação, o Commander é capaz de oferecer 233 litros de capacidade. Esse espaço aumenta de acordo com a combinação escolhida, podendo chegar a 1.760 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos Blackhawk - A Jeep aproveita o lançamento da gama 2025 para estrear no país sua linha esportiva, batizada Blackhawk, que se posiciona no topo da gama, trazendo sob o capô o novo motor Hurricane 2.0 turbo, e no design, elementos exclusivos e esportivos. No visual, ela se diferencia das demais versões especialmente pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (de 19”), nova grade dianteira com acabamento exclusivo Dark Chrome e também pela presença de pinças de freio na cor vermelha, que garantem uma dose extra de esportividade ao modelo. O interior também muda no Commander Blackhawk: há bordado da versão nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido. A versão também dispõe com exclusividade da cor cinza Sting Gray para a carroceria.
Com a chegada da linha 2025, a oferta do Commander traz mais possibilidades de escolha tanto na configuração quanto no tipo de powertrain, apresentando-se da seguinte maneira: versão Longitude (equipada com motor T270 Turbo Flex), versão Limited (motor T270 Turbo Flex), versão Overland (com três opções de motorização: T270 Turbo Flex, TD380 Turbodiesel e motor Hurricane 2.0T Gasolina), versão Blackhawk (motor Hurricane 2.0T Gasolina). Os preços variam de R$ 217.290,00 a R$ 321.290,00.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments