top of page
Buscar

WOW, um mundo de vinho!

Por Paulo Panayotis


Vila Nova de Gaia - norte de Portugal. Vou ser objetivo e direto: tem coisa mais legal, para quem gosta de vinho, do que passar dois, três dias em um lugar onde tudo e todos têm relação com o vinho? Desnecessário responder. Foi isso que senti quando recebi um convite para conhecer o WOW, em Vila Nova de Gaia. Traduzindo: WOW quer dizer World of Wine, ou seja, Mundo do Vinho. Contextualizando: fora da França, é possivelmente um dos maiores complexos do mundo dedicado aos vinhos sejam eles tintos, brancos, rosés ou espumantes.


Toda a temática do WOW remete sempre aos vinhos

Não acredita? Então vai anotando todos os museus e experiências que o WOW oferece: The Wine Experience (Experiência do Vinho), The Planet Cork (O Planeta Rolha), Port region across the ages (Regiões do Porto através dos tempos), The Bridge Collection, The Chocolat Story (História do Chocolate), Atkinson Museum (Museu Atkinson) e finalmente Pink Palace. (Palácio Rosé).


Todas as regiões vinícolas do mundo representadas no WOW

Isso sem falar nos 12 restaurantes, cafés e bares espalhados pelos cerca de 55 mil metros quadrados, exposições temporárias de arte, nove lojas que vendem tudo relacionado ao vinho, ufa! Sim, é uma overdose de cultura eno-etílica! “Este é um verdadeiro quarteirão cultural que promove o vinho e, mais do que isso, promove a cultura e o comércio do nosso país”, explica Ricardo Almeida, diretor de marketing do WOW.


Arvore do sobreiro, de onde se retira a cortiça para as rolhas

Ocupando o espaço onde antes eram armazenadas milhares de garrafas e toneis de vinho do Porto este é um passeio para toda a família. Por que? Ora bolas, porque tem museus dedicados ao chocolate, que se harmoniza perfeitamente com vinho do porto. Porque tem museus que explicam como se faz a rolha que veda perfeitamente as garrafas do vinho doce mais conhecido do mundo. Enfim, porque há cultura e diversão em todos os cantos do “distrito cultural WOW”, completa Ricardo.


Restaurante T&C: comida típica portuguesa com certeza!

Encravado no coração histórico de Vila Nova de Gaia, com a cidade do Porto bem pertinho, vale e muito passar três dias explorando toda a riqueza e o conhecimento, inclusive gastronômico, que cerca o mundo do vinho. Se você não tiver todo esse tempo, ao menos um dia inteirinho deve ser dedicado a esse templo da enogastronomia portuguesa.


Almoço na barrica com o Diretor de Mktg da WOW Ricardo Almeida

Um dos museus que mais me impressionaram é o The Bridge Collection. Uma impressionante coleção arqueológica de objetos utilizados pelo homem ao longo de últimos nove mil anos. As primeiras taças e garrafas produzidas pelo ser humanos estão lá. Uma profunda imersão na história mundial contada através do ritual do vinho”, completa Ricardo, ele próprio um grande apreciador de tintos, brancos e rosés! Bateu fome? Então vai ser difícil escolher onde comer. Há opções de todos os tipos e preços. Desde o sofisticado restaurante Mira Mira, com alta gastronomia portuguesa, dirigido pelo talentoso chef Ricardo Almeida, passando pelo PIP onde é possível dividir refeições saborosas como pizza e hambúrgueres com a família e mais uma infinidade de opções. Eu escolhi o T&C, autêntico representante da comida “portuga” raiz e não me arrependi. Detalhe: é possível almoçar ou jantar deliciosamente acomodado dentro de grandes barricas que um dia embalaram tintos potentes!


Jornalista Paulo Panayotis no WOW

No próximo artigo, um pouco mais sobre este ‘distrito cultural’ único. Vamos conhecer e revelar os detalhes do Museu do Chocolate e descobrir as delícias e mitos sobre o vinho rosé no Pink Palace. De resto, como dizem os portugueses, tudo “eshelente”! Salut e até já!


Fotos : Paulo Panayotis & Adriana Reis / www.oquevipelomundo.com.br


Jornalista esteve no local a convite do WOW representada no Brasil pela Interamerican Network.





Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)


コメント


bottom of page