Você já está pronto para viajar para o exterior?
top of page
Buscar

Você já está pronto para viajar para o exterior?

Por Paulo Panayotis


São Paulo – SP/ Ah, uma bela viagem! Descansar, sair do estresse, se deixar levar! Dez entre dez amigos seus sonham com isso? Pois então, caro leitor candidato a realizar seu sonho, anote aí: Nesta quarta-feira, 28 de julho, mais de cem países já tinham fronteiras abertas para nós, turistas brasileiros! Mas viajar se tornou, na pandemia, um tormento para muita gente. “Cada país tem suas próprias regras. E, apesar de muitas nações já aceitarem turistas brasileiros, é preciso tomar cuidado e ficar muito atento aos documentos exigidos e às frequentes mudanças destas regras”, afirma a jornalista especializada em turismo Adriana Reis. Ela se refere a documentos, testes, certificados e mais uma dúzia de exigências que se alteram a cada destino.

Templo Ninho do Tigre, Butão

Separe um bom dinheirinho extra Sim, caro amigo sonhador! Viajar ficou mais chato, mais difícil e mais caro! Portanto, separe aí algumas centenas de dólares, euros, libras esterlinas ou reais para pagar a mais por inúmeros testes de detecção de covid-19 e seguro de viagem. O quê? Você não contrata seguro quando viaja? Então está na hora de repensar suas viagens. Já imaginou, mesmo vacinado, você contrair o tal do coronavírus lá fora? Além de hospitais operando no limite, os custos, caso não possua seguro específico para covid-19, podem causar um ataque cardíaco! Testes de covid-19, por exemplo, custam em torno de 70 euros, ou, cerca de R$ 420,00 reais! Cada um! E você terá que fazer vários: antes de embarcar, talvez no desembarque, caso viagem tenha escalas longas, quando sair de um país e entrar em outro, enfim, um saco! Um saco de dinheiro, claro!

Taj Mahal, Agra, Índia

Especialistas afirmam: sem vacina, nem pense em sair do Brasil! “Sou totalmente favorável às vacinas, sejam elas chinesas, americanas, enfim, sejam lá de onde forem,” afirma a Dra. Aline Oliveira, imunologista e pediatra. “Acho, inclusive, que o passaporte sanitário exigido em diversos países é fundamental, porque quanto mais pessoas vacinadas, menor a transmissão”, completa ela. Ela cita o exemplo dos Estados Unidos, onde a pandemia parecia controlada e voltou a ficar fora de controle na última semana. “Há uma indústria de fake news trabalhando em todo o mundo para criar essa sensação de que as vacinas fazem mal! Especialmente nos EUA”, reforça ela. “Tem gente grande atrás destas notícias falsas, mas se os próprios profissionais da saúde não se vacinarem, como terão credibilidade para exigir que o cidadão comum faça o mesmo?

Lavanda em flor em Aix-en-Provence

“Eu fico absolutamente incomodado quando ouço gente fazendo discursos sobre meus direitos, direitos individuais, afirma o professor doutor Táki Cordás, psiquiatra e coordenador do AMBULIM, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

A belíssima Scopello, uma das dezenas de praias escondidas na Sicília

Os direitos individuais jamais devem ser maiores do que os coletivos. A questão da vacina não é um direito individual, mas um direito civilizatório”, afirma ele, que vai ainda mais longe. “Eu puniria com proibição de viagem gente que não quer ou não esteja vacinada, crianças não vacinadas não deveriam ser aceitas em matrículas escolares, enfim, deveria haver punições exemplares para quem se recusa a tomar a vacina, sejam eles profissionais da saúde ou de qualquer outra área, completa.

Monumental cruz de 16 metros no coração da Catedral do Sal, em Zipaquirá, Colombia

E você, caro leitor e apaixonado por viagens? O que acha? Você viajaria sem se vacinar, caso houvesse essa possibilidade? Escreva para ppanyotis@oquevipelomundo para mais informações sobre brasileiros viajando pelo mundo e bon voyage!

Jornalista Paulo Panayotis na Capadócia, Turquia

Fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo



Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace e Alitalia.

bottom of page