Vitor Pereira empolga a Fiel e quer conquistar títulos no Corinthians
top of page
Buscar

Vitor Pereira empolga a Fiel e quer conquistar títulos no Corinthians

Por Roberto Maia


A torcida do Corinthians está encantada com Vitor Pereira. Apesar de ter perdido dois clássicos para São Paulo e Palmeiras, os torcedores acreditam que o treinador português possa mudar o jeito do Timão jogar. O que todos esperam é que ele deixe no passado o estilo de jogo de muitos toques laterais, lento e sem intensidade que o time se acostumou nos últimos tempos.


Vitor Pereira desde a sua apresentação não escondeu a empolgação com os jogadores do elenco alvinegro. "Há qualidade técnica no elenco. Vamos pensar na intensidade, pois temos jogadores experientes. Minha carreira toda foi projetando uma metodologia de treino e um modelo de jogo, mas ser treinador é muito mais do que isso. É chegar, avaliar bem o que temos e então deixar os jogadores confortáveis no modelo de jogo", afirmou em sua primeira entrevista coletiva como técnico do Corinthians.


Seu otimismo também empolgou a Fiel Torcida. Vitor Pereira disse que seu objetivo no futebol brasileiro é conquistar títulos. "Quero títulos. Gosto de ganhar com qualidade de jogo, mas ganhar é fundamental. Em um clube desta dimensão, com uma torcida enorme, é importante competir por títulos. Não posso prometer os títulos, mas posso prometer o trabalho para ir em busca deles", disse.


Antes de ser treinador, Vitor Pereira jogou como volante em times de Portugal. Não teve muito destaque e vestiu as camisas do Sporting de Espinho, Avanca, Oliveirense, Esmoriz, Estarreja, Fiães, São João de Ver e Lobão.


Após o término da carreira, formou-se em Educação Física na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto. No curso de treinador concluiu o quarto nível como o segundo melhor aluno da turma.


Inicialmente integrou a equipe técnica do Gondomar, Arrifanense e Esmoriz. Em 2002, assumiu a equipe de juniores Sub-15 do Padroense. No ano seguinte, desempenhou a mesma função no Porto.

Vitor Pereira deixou os ternos que usava em Portugal e adotou estilo despojado no Corinthians. (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Na temporada 2004/2005 teve a primeira experiência como treinador de um time principal ao substituir Luís Castro no comando da Sanjoanense, que na época disputava a segunda divisão do campeonato português. Não conseguiu levar o time para a primeira divisão e terminou a competição na quinta posição.


No ano seguinte foi contratado pelo Sporting de Espinho que também disputava a Série B. O time fez um bom campeonato, mas não conseguiu subir e terminou na segunda colocação.


Em 2007, retornou ao Porto para treinar a equipe Sub-15. Um ano depois foi contratado pelo Santa Clara, em 2008, onde ficou por duas temporadas.


Sua ligação com o Porto o levou de volta ao clube em 2010 para ser auxiliar-técnico do treinador André Villas-Boas até ao final da temporada. Com a saída de Villas-Boas para o Chelsea no ano seguinte, Vitor Pereira assinou contrato de duas temporadas como treinador principal. E o primeiro título como treinador veio em agosto de 2011, quando o Porto conquistou a Supertaça de Portugal.


Em 2012, ano em que o Corinthians venceu a Libertadores e o Mundial de Clubes, Vitor Pereira também conquistou seu primeiro título de campeão nacional. As coisas continuaram a dar certo e ele colecionou conquistas. Venceu novamente a Supertaça de Portugal, foi tricampeão nacional, e bicampeão na Liga.

No Porto o treinador comandou o time em 93 jogos e obteve um excelente desempenho: 65 vitórias, 16 empates e 12 derrotas. Ao todo, foram 190 gols marcados e apenas 67 sofridos. A campanha chamou a atenção do Al-Ahli da Arábia Saudita, que o contratou em junho de 2013. A carreira internacional seguiu com sua ida para o Olympiacos em 2015. No futebol grego foi campeão da Super Liga e da Copa da Grécia.


Depois vieram tempos sombrios. Treinou o Fenerbahçe, na Turquia, e foi demitido após atrito com a diretoria do clube. Na sequência da carreira foi para o modesto 1860 München, na Alemanha, que acabou rebaixado para a terceira divisão do campeonato alemão.


Em 2017, aceitou convite para comandar o Shanghai SIPG, na China, onde substituiu o compatriota André Villas-Boas e conquistou o campeonato chinês de 2018 e também a Supercopa de 2019.


Antes de aceitar o convite do Timão, Vitor Pereira ainda voltou a comandar o Fenerbahçe em 2021. Novamente passou em branco e foi demitido pelo clube turco.


Como deu para perceber, a carreira do treinador português é cheia de altos e baixos. No Corinthians ele espera – e os torcedores também – escrever uma nova etapa vitoriosa em sua carreira. O desafio é grande.

O treinador português tem o desafio de mudar o estilo de jogo do Timão e deixar o time mais competitivo. (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Roberto Maia é jornalista, cronista esportivo e editor do portal travelpedia.com.br


bottom of page