ViaQuatro traz a arte de Uberê Guelé para estação Paulista
top of page
Buscar

ViaQuatro traz a arte de Uberê Guelé para estação Paulista

Exposição de retratos que expressam a ancestralidade do artista pode ser vista até o fim do mês

Imagem: Reprodução

O multiartista Uberê Guelé, nascido e criado no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, expõe seus trabalhos composto diferentes linguagens e estéticas, na mostra “Cambada”, exposta na Estação Paulista de metrô.


Guelé encontra nos retratos uma maneira de expressar a relação que cultiva com sua ancestralidade, e com os desdobramentos da mesma, em dor e beleza. Os rostos que caracterizam essa mostra talvez sejam afirmações de uma humanidade, explica: “Existo, resisto, sou um ser humano vivo e mereço ser tratado como tal”, diz.


Ou talvez sejam uma recusa: se deformando em máscaras, uma vontade de ser figura, ser espírito, encantado, negar ser um indivíduo ocidental. “São denúncias, carrancas, cazumbas, amuletos, lembranças. Choram e riem, às vezes ao mesmo tempo”, afirma o artista.


“Cambada”, palavra de origem banto, do quimbundo “kamba”, significa “camarada”. No português brasileiro ganha conotação pejorativa. “Cambada é o conjunto dos camaradas que me habitam”, diz Guelé.


“Essa mostra apresenta ao público um artista ainda pouco conhecido, mas com grande potencial, e faz parte das ações da ViaQuatro, que tem, como proposta, oferecer a quem circula por suas estações cultura, arte, diversidade”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.


Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também será divulgada nas páginas oficiais da concessionária no Facebook (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP/).

bottom of page