top of page
Buscar

'Viajantes brasileiros querem viajar mais e melhor' em 2024 (parte final)

Por Paulo Panayotis


Segundo o Google, o turismo voltou a “bombar” em todo o mundo em 2024

Sede do Google, São Paulo/ SP. Na semana passada você conheceu, com exclusividade, a pesquisa Google que revela quais destinos estão “bombando” e quais ainda vão “bombar” em 2024. E já soube que as buscas por palavras associadas a “turismo” na internet cresceram 30% em dezembro de 2023 em comparação a janeiro do mesmo ano e 76% - em relação a dezembro de 2019,- antes da pandemia. A boa notícia foi anunciada na última semana de janeiro, na sede do Google em São Paulo, para jornalistas e influenciadores digitais. Na coluna desta semana, você vai conhecer quais hotéis e meios de transporte são tendência além dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros. Vamos viajar?


Busca por hotelaria quase dobra


Uma das principais tendências observadas, segundo o Google, nesta última pesquisa, mostra o quanto a preocupação com a hospedagem se tornou crucial. A busca por hotéis / meios de hospedagem registrou alta de 98% em relação a 2019. Se acrescentar a busca por hotéis “bem localizados” o aumento foi de 238% no ano passado, em relação a 2019.


No quesito hospedagem:

  • 56% dos viajantes procuram por hotéis,

  • 37% por pousadas,

  • 26% por aluguel de imóvel por temporada,

  • 24% por casa de amigos,

  • 7% por hostels.


Busca por hotéis: Suite Royale, Hotel Le Meurice, Paris

No item transporte:

  • 64% dos viajantes pretendem fazer as próximas viagens de avião,

  • 35% de carro próprio,

  • 35% de ônibus,

  • 17% de carro alugado,

  • 6% de navio,

  • 5% de moto.


Paris continua sendo um dos destinos mais desejados

Dos 64% que vão viajar de avião, cerca de 80% consideram alugar um veículo no local.

Já os destinos mais procurados no exterior são:

1. Orlando (EUA)

2. Buenos Aires (Argentina)

3. Estados Unidos em geral

4. Cancun (México)

5. Paris (França)


De carro pela Toscana, tendência cada vez maior

Não faltam opções de destinos e ferramentas digitais. E a nova aposta do Google é o Bard, que é o experimento de Inteligência Artificial que, em formato mais moderno, gera texto, traduz idiomas, escreve determinados tipos de conteúdo, oferece produtos similares e preços via imagens e textos. A novidade em teste promete mudar o universo das futuras buscas. E sempre ficam as perguntas: será que a Inteligência Artificial vai substituir de vez o ser humano? Ela veio para ajudar ou atrapalhar? E quem ganha ou perde com essa nova ferramenta que desafia os valores humanos? Perguntas que somente o tempo responderá. Mas uma coisa é certa: com ou sem inteligência artificial o ser humano continuará viajando cada vez mais. Aliás, boa viagem!


Jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis no Hotel Plaza Athéneé em Paris

Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis

Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de TV, escritor e viaja com apoio Avis.




Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)


Commentaires


bottom of page