Por Paulo Panayotis
Sede do Google, São Paulo/ SP. Na semana passada você conheceu, com exclusividade, a pesquisa Google que revela quais destinos estão “bombando” e quais ainda vão “bombar” em 2024. E já soube que as buscas por palavras associadas a “turismo” na internet cresceram 30% em dezembro de 2023 em comparação a janeiro do mesmo ano e 76% - em relação a dezembro de 2019,- antes da pandemia. A boa notícia foi anunciada na última semana de janeiro, na sede do Google em São Paulo, para jornalistas e influenciadores digitais. Na coluna desta semana, você vai conhecer quais hotéis e meios de transporte são tendência além dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros. Vamos viajar?
Busca por hotelaria quase dobra
Uma das principais tendências observadas, segundo o Google, nesta última pesquisa, mostra o quanto a preocupação com a hospedagem se tornou crucial. A busca por hotéis / meios de hospedagem registrou alta de 98% em relação a 2019. Se acrescentar a busca por hotéis “bem localizados” o aumento foi de 238% no ano passado, em relação a 2019.
No quesito hospedagem:
56% dos viajantes procuram por hotéis,
37% por pousadas,
26% por aluguel de imóvel por temporada,
24% por casa de amigos,
7% por hostels.
No item transporte:
64% dos viajantes pretendem fazer as próximas viagens de avião,
35% de carro próprio,
35% de ônibus,
17% de carro alugado,
6% de navio,
5% de moto.
Dos 64% que vão viajar de avião, cerca de 80% consideram alugar um veículo no local.
Já os destinos mais procurados no exterior são:
1. Orlando (EUA)
2. Buenos Aires (Argentina)
3. Estados Unidos em geral
4. Cancun (México)
5. Paris (França)
Não faltam opções de destinos e ferramentas digitais. E a nova aposta do Google é o Bard, que é o experimento de Inteligência Artificial que, em formato mais moderno, gera texto, traduz idiomas, escreve determinados tipos de conteúdo, oferece produtos similares e preços via imagens e textos. A novidade em teste promete mudar o universo das futuras buscas. E sempre ficam as perguntas: será que a Inteligência Artificial vai substituir de vez o ser humano? Ela veio para ajudar ou atrapalhar? E quem ganha ou perde com essa nova ferramenta que desafia os valores humanos? Perguntas que somente o tempo responderá. Mas uma coisa é certa: com ou sem inteligência artificial o ser humano continuará viajando cada vez mais. Aliás, boa viagem!
Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis
Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de TV, escritor e viaja com apoio Avis.
Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)
Commentaires