top of page
Buscar

'Viajantes brasileiros querem viajar mais e melhor' em 2024

Por Paulo Panayotis


Sede do Google, São Paulo/SP. Já está de malas prontas para o próximo destino? Pesquisa exclusiva do Google revela o que já está e o que vai “bombar” em 2024.Buscas por termos associados a “turismo” na internet cresceram 30% em dezembro de 2023 em comparação a janeiro do mesmo ano e 76% em relação a dezembro de 2019, antes da pandemia. A boa notícia foi anunciada nesta última semana de janeiro, na sede do Google em São Paulo para jornalistas e influenciadores digitais.


Líder de Insigths de Viagens do Google Fernando Luma

Aumento das buscas por viagens


Para o head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil, Maurício Martiniano, os dados refletem este momento positivo do mercado de turismo e são valiosos tanto para os viajantes quanto para as marcas deste setor. “Tem um universo de possibilidades pela frente”, afirma.


Head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil, Maurício Martiniano

Novos hábitos dos viajantes


A pandemia mudou os hábitos dos viajantes que hoje são mais digitais, buscam mais conforto e tarifas promocionais. Além disso, querem facilidades de compra e não abrem mão de segurança em duas dimensões: evitar acidentes e ter garantias de que a viagem acontecerá de fato, diante do recente histórico de cancelamentos e falências como por exemplo a 123 milhas e outras.


Estratégia One Stop Shop


Os números apresentados são um indicativo de que a estratégia One Stop Shop ( comprar tudo de uma só vez no mesmo lugar) é uma tendência hoje em dia. Se você nunca ouviu falar nesta ferramenta, trata-se de uma estratégia de negócios que disponibiliza, em único ambiente, serviços e produtos vinculados ao universo da viagem sem a necessidade de fazer compras de forma segmentada em diferentes sites e locais. Explico: no mesmo site/plataforma/aplicativo, o viajante compra os principais itens da viagem: passagem, transfer, seguro, locação de veículos, chip para estar conectado, passeios, atrações etc. O grande problema disso no Brasil é a credibilidade das empresas envolvidas.


Líder de Comunicação Google Brasil, Raquel Medeiros

Tecnologia x transparência


“Mais do que apenas tecnologia, esta estratégia precisa de transparência, simplificação e interação entre marcas”, explica o líder de Insigths de Viagens do Google Fernando Luma. “Quanto mais customizadas forem as informações, melhor será a experiência do viajante. O objetivo é transformar a estratégia de negócios em um grande ecossistema de viagens que facilite a vida do viajante”, esclarece. Ele destacou que, entre o momento que iniciamos a pesquisa por um destino e efetivamente o embarque há, em média, um período de três meses. A busca realizada há três meses se materializa na viagem de agora.


Time do Google: expectativa positiva!

O que esperar do Carnaval 2024


O clima do Carnaval 2024 está nas buscas do Google desde o ano passado. Na hora de planejar o destino nesta época do ano, o Rio de Janeiro (RJ) foi a cidade mais buscada pelos brasileiros. O Carnaval foi o feriado que registrou maior crescimento nas buscas, com 32% a mais em relação ao mesmo período 2022. Veja abaixo os top 10 destinos mais pesquisados de janeiro a dezembro de 2023:


1. Rio de Janeiro (RJ)

2. São Paulo (SP)

3. Porto Seguro (BA)

4. Ubatuba (SP)

5. Fortaleza (CE)

6. Balneário Camboriú (SC)

7. Salvador (BA)

8. Curitiba (PR)

9. Orlando (Flórida, EUA)

10. Guarujá (SP)


Na semana que vem, leia aqui quais destinos internacionais são os mais procurados e que tipo de hotel e transporte passou a ser mais procurado após a pandemia! De resto, se beber não dirija e um excelente carnaval para todos!


Jornalista Paulo Panayotis no Hotel Plaza Athénée, em Paris, Franca

Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis

Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de TV, escritor e viaja com apoio Avis.




Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)


Comments


bottom of page