Veja nove alimentos que melhoram humor
top of page
Buscar

Veja nove alimentos que melhoram humor

Um cardápio pouco saudável consumido com frequência acaba prejudicando o bom funcionamento do organismo, influenciando nas emoções

Salmão é um dos alimentos ricos em gordura, com papel importante na melhora do humor. (Imagem: Caroline Attwood/Unsplash)

Se você tem alguma dúvida de que o se coloca no prato tem influência sobre as emoções, definitivamente está na hora de rever os seus conceitos. Não faltam estudos mostrando que há uma ligação direta entre as duas coisas.


Um deles, feito na Grã-Bretanha, analisou os hábitos de 200 voluntários. Em 88% dos casos, as mudanças na dieta, entre outros costumes, como tabagismo e atividade física, conseguiram amenizar os sintomas de transtornos mentais, como ataques de pânico, ansiedade e depressão.


Existem ainda pesquisas que mostram a relação contrária. Cientistas da Universidade de Brasília evidenciaram o fato de que sentimentos como tristeza, baixa autoestima, e transtornos mentais como depressão e ansiedade interferem de forma negativa na maneira como o indivíduo se alimenta.


O tema alimentação versus emoções é tão relevante que foi criado um centro de pesquisa multidisciplinar chamado Food & Mood na Universidade Deakin, na Austrália, que reúne diferentes áreas do conhecimento, como psicologia, dietética, biomedicina e psiquiatria, para entender as formas complexas pelas quais os hábitos alimentares influenciam no cérebro e, por tabela, no humor e na saúde mental. Lá, estão sendo conduzidos atualmente mais de 20 estudos sobre o assunto.


Com tudo isso, não há como questionar que a alimentação tem um papel importantíssimo na prevenção e no tratamento de problemas ligados às emoções, e isso é fácil de ser colocado em prática, sabendo o que pode ajudar e o que pode atrapalhar.


Um cardápio pouco saudável consumido com frequência acaba prejudicando o bom funcionamento do organismo, inclusive no que diz respeito às reações químicas ligadas às emoções. "Quando se ingere muitas comidas ricas em gorduras, sódio ou açúcar, fast-food, enlatados e embutidos, por exemplo, ocorre uma deficiência de vitaminas e minerais", diz Bruna Miller, supervisora de nutrição da Unidade São Caetano da Rede D'Or São Luiz, na Grande São Paulo


Dois exemplos desses déficits são o de folato e de vitamina B12. Em falta no organismo, eles podem estar associados ao estado de ânimo depressivo e à deterioração cognitiva, segundo Miller. A seguir, veja uma lista de alimentos que podem melhorar o humor e outra de itens que prejudicam o bem-estar.


Ovo - rico em triptofano, o ovo ajuda na produção de serotonina e dopamina, além de ser rico em vitaminas do complexo B, que favorecem o bom humor.


Grão-de-bico - também conta com triptofano, ou seja, ajuda na sensação de bem-estar, além de ser rico em ômega 3 e 6, que combatem a tensão mental e a ansiedade.


Mamão - outro que oferece uma boa dose de triptofano. Além disso, é rico em antioxidantes, substâncias que também têm participação no aumento do bem-estar. Isso sem falar nas fibras, que dão uma força ao funcionamento do intestino, mais um item que melhora o humor.


Mel - pela mesma razão dos itens anteriores ajuda na sensação de prazer e combate as sensações ruins. Também age como antioxidante, deixando esse efeito positivo ainda mais potente.


Banana - mais uma que, por causa do triptofano, ajuda no bom humor. Para melhorar, tem vitaminas, como a B6, que ajuda a combater a ansiedade e a irritabilidade.


Melancia - conta com o combo triptofano e vitamina C, excelente antioxidante que ajuda a combater o estresse físico e emocional.


Nozes - ricas em selênio, um poderoso antioxidante, auxiliam na melhora dos sintomas da depressão e elevam o bom humor. Também têm ômega 3, que ajuda a reduzir a tensão e a ansiedade.


Espinafre - ajuda a combater a depressão e as doenças degenerativas, por ter boas doses de potássio e ácido fólico.


Salmão - assim como outros peixes, como a sardinha, tem muito ômega 3, gordura boa com ação anti-inflamatória com papel importante na melhora do humor.

bottom of page