UTI neonatal o que é e quando é necessária?
top of page
Buscar

UTI neonatal o que é e quando é necessária?

Por Rede D'Or

Imagem: Freepik

O nascimento prematuro pode fazer com que o recém-nascido seja internado em Unidades de Terapia Intensiva (UTI Neonatal). Esse momento do tratamento traz para os pais uma sensação de frustração e angústia, mas se escolher o espaço adequado, com estrutura e cuidado, a assistência proporciona mais autonomia.


A passagem de um bebê pela UTI neonatal é sempre uma quebra de expectativa para os pais e toda a família. Conhecer um pouco da realidade desse ambiente pode ajudar as famílias a se prepararem. Algumas condições de nascimento podem se associar a longos períodos de internação: um ambiente humanizado e acolhedor garante o cuidado ao recém-nascido e a sua família.


Para aliviar angústias acerca do tema, hoje, vamos explicar para você sobre como funcionam os ambientes de UTI Neonatal e pontos importantes que deve saber sobre esse período.


Mas, afinal, qual é a função da UTI Neonatal?

A amamentação é uma das principais dúvidas quando o assunto é UTI Neonatal. Considerado o principal alimento dos bebês, o leite materno é a fonte exclusiva de alimentação até os seis meses de vida.


O bebê prematuro receberá sua dieta por sonda até ter maturidade suficiente para aprender a sugar e coordenar todo o processo de deglutição. Ao mesmo tempo, a apojadura – descida do leite – destas mães pode ser um pouco mais tardia. A equipe multidisciplinar atuante na UTI neonatal dá apoio e orientação para estas pacientes garantirem a produção de leite mesmo em um contexto diferente daquele vivido pelas mães no alojamento conjunto.


Apesar disso, é importante reforçar que a mulher pode continuar estimulando sua produção de leite, assim, após a alta, o bebê poderá ser amamentado diretamente pelo peito da mãe.


Quanto tempo meu bebê pode ficar internado?

Como mencionamos acima, o tempo de permanência varia de acordo com cada caso, podendo ser de dias e se estender por alguns meses. Geralmente, os hospitais costumam permitir a permanência e o acompanhamento da mãe.


Quando ocorre a alta?

Após a avaliação de toda a equipe médica responsável pelo caso, a alta costuma ocorrer após o bebê ter mais de 2kg e adquirir independência respiratória. Apesar disso, na maioria dos casos, o tratamento deve continuar em casa.


A busca por um hospital que ofereça infraestrutura especializada para esse momento é fundamental. Nas maternidades da Rede D’Or, mãe e bebê podem contar com médicos especializados, equipamentos de última geração e um acompanhamento personalizado do tratamento, em prol do melhor desfecho para o pequeno.


bottom of page