USP abre cursos de extensão online na área de humanidades
top of page
Buscar

USP abre cursos de extensão online na área de humanidades

Todos os cursos são gratuitos e tem como objetivo levar o conhecimento gerado na Universidade à comunidade externa


Da Redação

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP oferecerá diversos cursos e atividades de extensão online na área de humanidades.


Para participar, os interessados devem se inscrever por meio deste link, entre os dias 14 a 16 de julho. Os cursos são promovidos pela Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH e acontecerão entre os dias 21 e 31 de julho, com turmas distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite. Todos os alunos aprovados terão certificados de conclusão emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.


São 71 opções e 4.125 vagas em diversas áreas como literatura, filosofia, política, história, antropologia, geografia, sociologia, tradução e estudos linguísticos.


Na área de literatura, os cursos abordam desde produções europeias como poesia alemã, literatura espanhola a obras de autores brasileiros como , Jorge Amado, Machado de Assis e Manuel Bandeira. Há ainda um espaço dedicado para literatura infantil russa e a análise da teoria literária por trás das aventuras de Harry Potter.


Para os interessados na área de teoria,política e sociedade é possível estudar desde movimentos sociais como a Revolução Francesa, passando pelo neoliberalismo, política externa do governo Bolsonaro e questões como violência, segurança pública e encarceramento. Outros destaques se relacionam a aspectos sociais da literatura, da produção audiovisual e da música.


Já na área da filosofia, história e geografia, os interessados poderão analisar a trajetória do samba, o cinema brasileiro moderno e usos da análise além de pensadores como Sócrates, Tucídides, Kant e Adam Smith.


Na área de linguística e tradução, destacam-se os cursos de semiótica, do ensino de português como língua estrangeira, de estudos em alemão e do crioulo haitiano, além de abordagens da tradução sob o contexto do feminismo e também da tecnologia.


Por fim, três cursos tratam de temas feministas e questões de gênero, destacando os percursos de Virginia Woolf a Judith Butler; a representação política feminina latino-americana e perspectivas filosóficas sobre o conceito de gênero.


Para conferir a relação completa de cursos e os horários das aulas, basta acessar a página de Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.


SERVIÇO

Cursos de Inverno da FFLCH

21 a 31 de julho de 2020

Cursos: 71

Vagas: 4.095

Inscrições: gratuitas, de 14 a 16 de julho de 2020 pelo formulário na internet

bottom of page