Uma Segurança Pública da grandeza de São Paulo
top of page
Buscar

Uma Segurança Pública da grandeza de São Paulo

Por Coronel Camilo


Você conhece a segurança pública de São Paulo? Sabe, por exemplo, que temos cerca de 110 mil profissionais de segurança, 34 helicópteros e 4 aviões para executar ações de polícia, socorro e proteção do cidadão do Estado? Pois é, a maioria da população de nosso estado não tem nem ideia do grande aparato de segurança pública utilizado para levar segurança e manter a ordem pública nesse grande e pujante estado que é São Paulo. Vamos falar um pouco sobre isso.


A segurança pública, por definição constitucional, é responsabilidade de todos, mas dever do Estado, onde é feita por meio das Polícias: Militar, responsável pelo policiamento ostensivo fardado e pela preservação da ordem pública; Civil, responsável pela polícia judiciária e investigativa; e, Científica, responsável pelas perícias médico-legais e criminais. Todas trabalham de forma integrada e se complementam.


Falando em números, o Estado de São Paulo tem 645 municípios, uma população estimada em 46 milhões de habitantes, detém um terço do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), tem perto de 32 milhões de veículos e 200 mil quilômetros de estradas. Além disso, temos pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, das mais diversas classes sociais, pois é um Estado acolhedor. Tudo isso torna ainda mais importante e difícil a missão da segurança pública.


Para fazer frente a este cenário, além dos profissionais, dos aviões e helicópteros citados, contamos com 32 mil viaturas (350 delas blindadas), 760 embarcações, 400 cavalos, 350 cães, 300 bikes (sendo 200 elétricas), 175 drones, 10 mil bodycam (aquelas câmeras nos uniformes dos policiais), 7.500 armas de incapacitação neuromuscular (choque), mais de 100 mil pistolas glock, fuzis, metralhadoras, coletes, escudos, sistemas balísticos, equipamentos sofisticados de perícia. Tudo distribuído por mais de 3.000 unidades policiais, por todos os municípios do Estado.


Nada disso resolveria se não houvesse uma forte política de segurança pública e muita gestão, com uso de inteligência e tecnologia para enfrentamento da violência e da criminalidade. Soma-se a isso, a fundamental importância da capacitação dos profissionais de segurança, com 7 grandes escolas, parcerias com universidades, troca de experiências internacionais, tudo para buscar as melhores práticas. A orientação segura dos policiais, norteada pelo respeito às pessoas e, utilizando a filosofia da Polícia Comunitária, ouvindo à sociedade, através dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) e pelos Programas de Vizinhança Solidária (PVS).


Toda essa estrutura de viaturas, equipamentos, pessoas e gestão, produzem números impressionantes: temos, por mês, cerca de 2,5 milhões de intervenções (contatos da polícia com a comunidade), mais de 22 mil boletins de ocorrências registrados, 1,8 milhão de ligações ao serviço de emergência 190 (mais de 60 mil por dia), são produzidos mais de 66 mil laudos periciais, feitos mais de 15 mil resgates pelos Bombeiros, só para falar de alguns números. Em 2022 essas ações apreenderam 3.500 armas de fogo, recuperaram 13.800 veículos, prenderam 60.000 pessoas, apreenderam 66 toneladas de drogas.


Essa grande parceria, polícia e comunidade, e os necessários investimentos, fez do Estado de São Paulo um case mundial na redução dos homicídios, saímos de uma taxa de 35,7 homicídios por 100 mil habitantes, em 1999, para 6 homicídios por 100 mil habitantes em 2022. Tornando São Paulo o Estado mais seguro do Brasil, para todas as pessoas, incluindo jovens, negros, mulheres e idosos, conforme atestam o Atlas da Violência 2021 (IPEA) e o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 (FBSP).


O trabalho é árduo, os desafios não são pequenos, mas como sempre costumo dizer: são pessoas comprometidas, dedicadas, especiais… a equipe é boa!


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page