Tudo está em você
top of page
Buscar

Tudo está em você

Por Pe. Ezequiel Dal Pozzo

Imagem: Scopio

Um grande orientador espiritual diz assim: aquilo de que foges e aquilo que deseja ardentemente estão ambos em teu íntimo. Percebo aqui, aquilo de que foges e aquilo que desejas está dentro de ti. Realmente muitas pessoas estão fugindo de si mesmas, fogem de suas cidades, de seus sentimentos de culpa, fogem de situações ameaçadoras e de conflitos com os outros, mas tudo aquilo de que fogem está dentro delas. Não conseguem fugir de si mesmas pois carregam tudo junto; o problema vai junto. Muitos até mudam de lugar achando que os problemas vão ficar aonde estavam. Não! Se você não resolve dentro de você, os problemas vão junto. Isto me lembra do homem que procurava fugir de sua sombra, aumentou a velocidade da corrida para livrar-se da sombra, mas sempre que olhava ao seu redor encontrava a sombra em algum lugar. Não conseguia desembaraçar-se dela. Continuou correndo como louco até cair morto.


Também nós não conseguimos livrar-nos daquilo que fugimos. Nós o levamos conosco, está dentro de nós! Fugir, estafar-se, não leva a nada. Não é dessa maneira que vamos conseguir êxito. Só nos resta uma saída, ficar parados e reconciliarmos com aquilo que está dentro de nós. O primeiro passo da reconciliação consiste em nos harmonizar com aquilo que nós queremos fugir, perceber o que é e perdoar, reconciliar-se com esta realidade. O segundo passo consiste em voltar-se carinhosamente para o que rejeitamos reiteradamente em nós. Isso faz parte de mim, é uma parte minha e também esta parte será amada. Mas não é só este reflexo de medo que está em nós e nos move, mas também o desejo ardente, o desejo ardente de pátria segurança e amor absolutos.


Não podemos matar o desejo ardente em nós. Ele é a pegada que Deus imprimiu em nosso coração para que nos lembrássemos dele. O desejo que está dentro de nós, ardente, é uma força que nos transporta para além do mundo. Aquilo que desejamos ardentemente já está em nós. Desejamos sucesso, amor, estima, paz... e isso tudo está dentro de nós. Começamos a dizer com tranquilidade: tudo está dentro de mim e eu não posso fugir, preciso sim melhorar e reconciliar-me com tudo aquilo que está em mim. Assim a vida flui e tudo melhora. Pense nisso e se reconcilie consigo mesmo.


Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)

bottom of page