Transformando ideias destruidoras em pensamentos de confiança
top of page
Buscar

Transformando ideias destruidoras em pensamentos de confiança

Por Pe. Ezequiel Dal Pozzo


Todas as pessoas querem ser felizes. Nós não queremos o sofrimento. Experimentamos a dor, mas queremos sair dela o mais rápido possível. A questão é que nem sempre conseguimos isso rapidamente. Não existe uma varinha mágica para transformar aflição em felicidade. O que podemos é expandir nossa mente, ampliar nossas boas atitudes, buscar ajudar os outros, para que assim, o sofrimento seja mais leve. No cristianismo apreendemos que o sofrimento precisa ser suportado, carregado. Jesus carrega a cruz do sofrimento e nisso mostra sua solidariedade contínua com nosso sofrimento. No budismo, a compaixão é definida como o desejo de que todos os seres se libertem do sofrimento.


Se todos temos o desejo de felicidade e não queremos sofrer, todos também temos potencial idêntico de desenvolver a paz interior. Independente de sermos ricos ou pobres, brancos ou negros, instruídos ou incultos, temos potencial mental e emocional para alcançarmos a paz e a alegria. Embora sejamos diferentes fisicamente, temos semelhança mental e emocional. Temos emoções positivas e emoções perturbadoras. As positivas nos trazem força interior. As perturbadoras diminuem nossa energia e mexem com nossa confiança. Se ficarmos fixados nas emoções perturbadoras, então perdemos facilmente a paz. Certo é que não há milagres fáceis para encontrarmos esse equilíbrio. Para o cristianismo a fé é um elemento importante para a superação dos problemas, das emoções perturbadoras. Diante da dificuldade, entregamos a Deus a nossa vida, vamos fazendo tudo aquilo que podemos, mas continuamos em pé. Não ficamos só sustentados em nós mesmos. O peso não está somente sobre os nossos ombros. Podemos entregar a Deus o peso, dividimos com Ele o fardo e esse fica mais leve, mais suportável. O budismo, por exemplo, ensina a treinar a mente para aliviar o sofrimento. O treino da mente transforma as percepções mentais e as emoções, fazendo a pessoa sentir alívio. Isso pode fazer uma grande diferença na vida da pessoa.


Atitudes mentais positivas possibilitam a paz interior mesmo diante das maiores dificuldades. Se, porém, as atitudes mentais forem negativas, influenciadas pelo medo, desconfiança, desamparo, aversão por nós mesmos, paixões e ilusões não resolvidas, então, mesmo cercados dos melhores amigos, não nos sentiremos bem e não desfrutaremos da alegria. Isso mostra que é errado esperar que o dinheiro ou qualquer benefício material possa me trazer felicidade e resolver os problemas. O bem interior não pode acontecer simplesmente por algo externo. Claro, que estarmos seguros materialmente é útil e importante. Porém, nossas atitudes interiores, mentais, são mais importantes e fundamentais.


Claro, você deseja saber como fazer para ter o domínio da mente, bloqueando as emoções negativas. Não é simples assim, mas é um exercício. Nesse caminho vamos substituindo em nossa mente os arquivos negativos da memória e expandindo o pensamento para coisas boas, positivas, que aconteceram conosco e que podemos fazer e viver. Substituir o medo pela confiança, o sentimento de baixa autoestima pela decisão que me faz perceber minhas potencialidades e criatividades. Preciso me dar conta daquilo que me faz mal, me deixa angustiado, limitado e triste e ir substituindo por ideias, ambientes e ações positivas e sadias, que produzem alegria.


Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)

bottom of page