Por Vito Zanella
A Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da marca japonesa, anuncia a chegada do GR Corolla no Brasil. O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a Toyota traz ao País em mais de 65 anos de história por aqui. Ele está disponível nas versões Core, com preço sugerido de R$ 416.990,00, e Circuito, por R$ 461.990,00. O GR Corolla chega em quatro cores: branco Polar (sólido), preto (sólido), vermelho (metálico) e cinza Precious Metal (metálico). O GR Corolla recebeu uma versão reforçada do motor turbo intercooler de três cilindros em linha de 1,6L, também encontrado no GR Yaris, resultando em uma potência máxima de 304 cv. O câmbio manual de seis marchas é outro diferencial do modelo, que contará somente com essa opção nas versões Circuit e Core.
Ao adotar a estrutura básica da carroceria do Corolla Hatchback para permitir que ele herdasse ampla estabilidade em altas velocidades, o GR Corolla teve a geometria de suspensão aprimorada. O modelo possui uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na traseira, para comandar um alto nível de desempenho nas curvas, como resultado. O sistema de freios do esportivo é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira, proporcionando uma resposta de frenagem eficiente e precisa. Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras, melhorando a dissipação de calor e evitando o superaquecimento durante a frenagem intensa.
Embora a estrutura básica da carroceria do Corolla hatch tenha sido adotada para o GR Corolla, os para-lamas dianteiro e traseiro são 30 mm mais largos para entregar uma experiência de direção mais empolgante. A grade frontal mais ampla favorece a admissão de ar. Os escapamentos triplos aumentam ainda mais a potência do motor e enfatizam a traseira única, poderosa e esportiva do GR Corolla. Um silenciador equipado com válvula reduz a pressão de escape e o ruído. O aprimoramento do desempenho aerodinâmico e de resfriamento do veículo em todos os tipos de estradas, incluindo circuitos de corrida, terrenos de terra e estradas cobertas de neve, resultou na inclusão de uma entrada de ar no para-choque dianteiro e saídas de ar no para-lama dianteiro e no capô.
Um interior focado no condutor. Essa é a proposta do GR Corolla. A alavanca de câmbio de curso curto posicionada para operação natural permite mudanças rápidas de marcha. O freio de estacionamento, exclusivamente manual nas duas versões, Core e Circuit, foi usado para permitir um melhor controle do veículo, mesmo ao forçar o carro ao seu limite. O modelo não contempla apoio central de braço para o motorista, justamente para viabilizar mais espaço em casos de manobras mais agressivas. O painel de instrumentos, que foi desenvolvido exclusivamente para os modelos GR, está presente também no GR Corolla. Inspirado em carros de corrida para refletir a visão de pilotos profissionais, o novo display melhora a visibilidade do condutor durante a direção esportiva e contém informações sobre pressão de turbo, indicador de posição de marcha e tacômetro. A central multimídia tem tela de 7” e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O volante conta com ajustes de altura e profundidade. O ar-condicionado é digital dual zone e a direção é eletroassistida progressiva (EPS). Para fechar o visual esportivo, as pedaleiras são cromadas, os bancos contam com assentos esportivos com acabamento de camurça Brin Naub e couro sintético com costura vermelha. Todos os modelos GR Corolla vêm de fábrica com o Toyota Safety Sense 3.0 (TSS 3.0), que inclui aprimoramentos possibilitados pelos sensores do sistema com capacidade de detecção avançada.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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