Tintas MC inaugura nova loja em Moema com mural artístico em homenagem ao bairro
top of page
Buscar

Tintas MC inaugura nova loja em Moema com mural artístico em homenagem ao bairro

Obra de Tito Ferrara faz homenagem à índia Moema, personagem do poema "Caramuru", de Santa Rita Durão, e tem como objetivo exaltar a força, a cultura e as cores do povo brasileiro

Quem andar pela Alameda dos Maracatins, em Moema, na altura do número 943, poderá se surpreender com as cores e os traços de uma obra de arte a céu aberto. A nova unidade da Tintas MC, maior rede de lojas de tintas do Brasil e uma das maiores da América Latina, homenageia o bairro paulista com um mural criado por Tito Ferrara, artista paulistano com reconhecimento internacional. Na parede, a arte de Tito traz um bem-te-vi juntamente com uma mulher indígena, que representa Moema, personagem do poema “Caramuru”, de Santa Rita Durão, e que dá nome ao bairro. O novo mural da Tintas MC é uma das inúmeras “telas ao ar livre” de Ferrara espalhadas por diferentes pontos da cidade de São Paulo.


Para Renato Sá, CEO do Grupo Aliar, a nova loja de Moema com as cores de seu painel é um presente para São Paulo e uma forma da Tintas MC se mostrar presente no bairro que é tão importante em sua história.

“A Tintas MC nasceu na capital paulista. O início do que hoje é a maior rede de lojas de tintas do Brasil começou como o sonho de uma família e cresceu junto com São Paulo. A ideia do mural, onde trazemos a índia Moema, é mostrar em suas cores a força do povo brasileiro e a beleza do nosso país. É nossa forma de homenagear o bairro e exaltar a cultura de uma nação tão rica”, ressalta o empresário.


Curiosidades sobre o Bairro

Ao contrário do que muitos pensam, quando começou a ocupação de Portugal no Brasil, os índios já tinham várias rotas abertas por todo o interior do país. É em uma dessas rotas que começa a história do bairro de Moema, uma antiga estrada de terra por onde circulavam artigos de necessidades básicas através dos carros-de-boi. Atualmente, essa estrada se transformou em uma avenida bastante conhecida, a Av. Santo Amaro.


O bairro foi se modernizando com o passar dos anos e vieram os bondes, que ampliaram a urbanização em torno das paradas. Ainda é possível ver os resquícios de seus trilhos em algumas esquinas da Av. Ibirapuera. Uma dessas paradas era a de Moema, perto do atual Largo de Moema. O bairro é conhecido por suas subdivisões: Moema Pássaros e Moema Índios. Na primeira, as ruas recebem o nome de aves conhecidas por todos os brasileiros, como Canário e Pavão. Na segunda, por sua vez, as vias foram batizadas com nomes indígenas, como Jurema e Jandira.


A arte de Tito Ferrara une esses dois lados. Enquanto o maravilhoso pássaro bem-te-vi homenageia uma parte do bairro, a índia Moema representa todas as ruas com nomes indígenas. “Quem passar por lá, verá toda essa história estampada com detalhes modernos de tirar o fôlego”, ressalta o CEO.

bottom of page