São Paulo recebe exposição multimídia sobre Rafael Sanzio
top of page
Buscar

São Paulo recebe exposição multimídia sobre Rafael Sanzio

Até o dia 12 de dezembro, quem visita o MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado) pode conferir a exposição Magister Raffaello. Promovida pelo Consulado da Itália no Brasil em comemoração ao 500º aniversário de morte de Rafael Sanzio, considerado um dos maiores artistas do renascimento italiano, a mostra multimídia foi desenvolvida para levar o visitante numa viagem pela vida e obra do pintor.

Imagem: Reprodução Instagram

Para retratar a carreira desse mestre renascentista, a exposição é dividida em seis salas com grandes telas que projetarão suas obras a partir de uma cronologia que segue o crescimento humano e profissional do artista, levando o visitante a descobrir as cidades por onde ele viveu e as obras que criou.


O passeio pela mostra começa com um autorretrato de Rafael Sanzio, atualmente em exposição na Galeria Uffizi em Florença, e a cronologia dos principais momentos de sua vida. Serão seis salas com grandes telas projetando as obras de Rafael a partir de uma cronologia que acompanha seu crescimento humano e profissional. Além disso, a exposição levará o visitante a descobrir as cidades que marcaram a vida do pintor.

Uma das salas, chamada "Os Aposentos Papais", abordará as boas relações que Rafael manteve com os papas e que geraram obras-primas como "A Escola de Atenas", hoje em exposição nos Museus Vaticanos.


Além de Roma, a mostra passa por locais como Urbino, terra natal do gênio, e Florença, onde ele teve seu período mais produtivo. A última sala, "Utopia e Poder", exibe uma reprodução de "A Transfiguração", última pintura antes da prematura morte de Rafael, aos 37 anos.


Ao longo deste percurso, o visitante encontrará também as “portas do conhecimento”, que mostram imagens de obras de Rafael e de outros artistas contemporâneos ou conhecidos por ele.


A visita poderá ser acompanhada de um áudio-guia, que será disponibilizado no museu, mas o visitante também poderá baixá-lo nas lojas de aplicativos do celular.


A curadoria da exposição é de Claudio Strinati, historiador de arte, especialista em pintura e escultura renascentista, e de Federico Strinati, gestor de promoção e patrimônio cultural.


A entrada é gratuita. Basta reservar seus ingressos em https://visitante.agendamento.faap.br/.

bottom of page