São Paulo Companhia de Dança intensifica atividades virtuais até 19 de março
top of page
Buscar

São Paulo Companhia de Dança intensifica atividades virtuais até 19 de março

Programação gratuita inclui aulas abertas, oficinas, bate-papo e lançamento na internet da primeira edição da Gala Clássica

Companhia recebe vídeos para ação a ser realizada no Dia Internacional da Dança (Imagem: Kleber Pessolato)

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, intensifica as ações virtuais do selo #SPCDdigital durante a quinzena de 09 a 19 de março. A programação oferece diferentes conteúdos ligados à dança com o objetivo de estimular o diálogo de todos com a arte durante o período de isolamento social.

Bailarinos, estudantes e interessados em dança poderão colocar o corpo em movimento com a realização das Aulas Abertas. Adaptadas ao contexto atual e às limitações do espaço doméstico, as atividades acontecem gratuitamente, ao vivo, no perfil da companhia no Instagram. Serão duas edições: no dia 16/03, às 16h, o bailarino da Companhia, Yoshi Suzuki, ministra uma aula de balé clássico de nível intermediário. Já no dia 18/03, às 16h, a solista da SPCD, Thamiris Prata, ensina técnicas e exercícios de preparação física para a dança.

Para educadores, profissionais ligados à dança e pessoas que buscam trocar experiências sobre rítmica e musicalização em aulas de dança, a pianista da SPCD, Rose Pavanelli, comanda o Encontro Música e Dança, que acontece ao vivo, via Zoom, no dia 19/03, às 15h30. A atividade é gratuita mediante inscrição, que pode ser feita a partir das 11h do dia 12/03 no site spcd.com.br/educativo/inscricoes.

Outra atividade formativa é a Oficina de Produção Audiovisual em Dança: Registros de Espetáculos, a ser realizada via Zoom no dia 12/03, às 15h30, sob a condução do coordenador de Memória da Companhia, Charles Lima. Partindo do acervo audiovisual da SPCD, a oficina vai discutir possibilidades estéticas para esse tipo de conteúdo, abordando diferenças técnicas desde a captação de imagens com câmeras profissionais até smartphones e oferecendo orientações de como obter melhores ângulos ou planos para cada tipo de registro, entre outros assuntos. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site spcd.com.br/educativo/inscricoes.

A Companhia também realiza duas lives em seu perfil no Instagram. No dia 10/03, às 19h, a diretora da SPCD, Inês Bogéa, se une a Diego de Paula para comentar as várias facetas da carreira de bailarino. Durante o bate-papo ao vivo, eles interagem com o público virtual e respondem a perguntas. Na segunda live, que acontece no dia 17/03, às 19h, Inês se reúne a Tíndaro Silvano, artista retratado no Figuras da Dança 2019, para discutir a importância e as nuances do trabalho de remontagem de Grandes Clássicos da Dança.

A atividade é uma preparação para o novo lançamento na faixa Obras à la Carte: Gala Clássica, que reúne solos, duos e quartetos de curta duração assinados por diferentes artistas de forma a revelar as reverberações do balé clássico nos dias de hoje.

A partir do dia 19/03, às 18h, no canal da Companhia no YouTube, o público vai poder conferir a Gala gravada em 2020, na Sala São Paulo, e que contempla versões criadas especialmente para a SPCD de trechos de clássicos do balé como Grand Pas de Quatre, La Esmeralda, Giselle, Paquita e A Bela Adormecida, além de uma criação original intitulada Bagatelle.

Já as crianças poderão se divertir com livretos de atividades infantis disponíveis para impressão no site www.spcd.com.br. No canal da Companhia no YouTube, elas têm a chance de soltar a imaginação com os oito episódios já disponíveis do podcast Contos do Balé, que apresenta histórias de grandes clássicos da dança, e ainda colocar o corpo em movimento ao lado de toda a família com a primeira temporada da websérie Brincar e Dançar.

Durante a quinzena, a SPCD dá sequência ao processo de seleção de novas bailarinas para seu elenco por meio de audição virtual, nos dias 15 e 16/03, com candidatas pré-selecionadas após envio de currículo. Também seguem abertas as inscrições para a ação especial que a São Paulo Companhia de Dança vai apresentar no Dia Internacional da Dança, em abril. Até 29/03, brasileiros de diferentes estados ou presentes em outros países podem enviar vídeos dançando uma coreografia de autoria própria ou improviso registrado em um espaço aberto de sua cidade. A gravação deve ter entre 2 e 3 minutos e ser realizada com a câmera na horizontal e em alta resolução. A ação conta com curadoria musical do compositor André Mehmari e tomará conta das redes sociais no dia 29/04 com o objetivo de promover um grande movimento global de celebração à dança.

“Continuamos conectados com as pessoas, vivendo intensamente o nosso tempo com a arte da dança permeando o nosso dia a dia. Convido vocês a participarem e nos enviarem mensagens de como a dança da São Paulo está perto da sua vida”, comenta a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa.

O selo #SPCDdigital pode ser conferido em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca), YouTube (São Paulo Companhia de Dança) e Spotify (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), estimulando a permanência das pessoas em suas casas.


#SPCDdigital – Cronograma de 09 a 19 de março

Data: 10/03 (quarta-feira), às 15h

Conteúdo: Oficina de Balé Clássico Intermediário

O que é: A professora-ensaiadora da SPCD, Duda Braz, ministra uma oficina de dança clássica. Com vagas já esgotadas, os mais de 90 inscritos acompanham de modo remoto a atividade gratuita ao vivo via Zoom.

Data: 10/03 (quarta-feira), às 19h

Conteúdo: Carreira de bailarino, com Inês Bogéa e Diego de Paula

O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram na qual Inês e Diego batem um papo com o público sobre as diferentes possibilidades para um artista da dança.

Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 12/03 (sexta-feira), às 15h30

Conteúdo: Oficina de Audiovisual: Registro de Espetáculos

O que é: Ministrada por Charles Lima, coordenador de Memória da SPCD, a oficina apresenta técnicas para o aperfeiçoamento de registros de criações em dança em diferentes suportes. Não é necessário conhecimento prévio para participar da atividade. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente pelo site www.spcd.com.br/educativo/inscricoes.

Meio: Ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos).

Data: 14/03 (domingo), às 14h

Conteúdo: Playlist SPCD Aulas Abertas

O que é: Antecipando as duas aulas abertas da semana (Balé Clássico e Preparação Física), a Companhia libera em seu perfil no Spotify as faixas que serão utilizadas nas atividades.

Meio: Playlists disponíveis no perfil da Companhia no Spotify.

Data: 16/03 (terça-feira), às 16h

Conteúdo: Aula Aberta – Balé Clássico Intermediário

O que é: O bailarino da SPCD, Yoshi Suzuki, ministra uma aula pública de balé clássico para bailarinos e estudantes interessados em conhecer a rotina de condicionamento do elenco da Companhia.

Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 17/03 (quarta-feira), às 19h

Conteúdo: Grandes Clássicos, com Inês Bogéa e Tíndaro Silvano

O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram na qual Inês e Tíndaro, retratado pelo Figuras da Dança 2019, comentam a importância dessas obras para a dança.

Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 18/03 (quinta-feira), às 16h

Conteúdo: Aula Aberta – Preparação Física para Dança

O que é: A solista da SPCD, Thamiris Prata, ministra uma aula pública com dicas e exercícios para preparar os músculos para atividades de dança.

Meio: Ao vivo no perfil da São Paulo Companhia de Dança no Instagram.

Data: 19/03 (sexta-feira), às 15h30

Conteúdo: Encontro Música e Dança

O que é: Neste encontro virtual voltado aos professores de balé e interessados, a pianista da SPCD, Rose Pavanelli, compartilha experiências sobre rítmica e musicalização no aperfeiçoamento profissional dos alunos. A inscrição é gratuita e deve ser feita a partir das 11h do dia 12/03 no site spcd.com.br/educativo/inscricoes.

Meio: Ao vivo via Zoom (acesso restrito para os inscritos).

Data: 19/03 (sexta-feira), às 18h

Conteúdo: Obra à la Carte – Gala Clássica

O que é: Espetáculo gravado em 2020 com versões criadas especialmente para a SPCD de trechos de balés como Grand Pas de Quatre, La Esmeralda, Giselle, Paquita e A Bela Adormecida, além de uma nova obra intitulada Bagatelle.

Meio: Transmissão da íntegra no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.

bottom of page