top of page
Buscar

SRX Plus: nova versão da Hilux

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Toyota apresenta para o Brasil uma nova versão para completar o portfólio da picape média a diesel da marca, a nova Hilux SRX Plus, produzida em Zárate, na Argentina. Como uma empresa de mobilidade, a Toyota oferece a nova Hilux em toda a sua rede de concessionárias tanto para compra quanto para aluguel, por meio da KINTO e seu serviço KINTO One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas. A KINTO também possui um canal direto com foco em produtores rurais. Agora, a adesão de modelos Toyota por meio do KINTO One Fleet pode ser feita por qualquer produtor rural, via CPF e inscrição estadual.


A plataforma aprimorada dessa nova versão apresenta uma nova arquitetura com eixos mais largos, +140 mm na frente e +155 mm atrás, com braços de suspensão alargados e novos amortecedores (tubo duplo) com 3 mm a mais de diâmetro, maior capacidade de absorção de impactos e, no caso dos amortecedores traseiros, em posição modificada (reposicionados para fora do chassi). Pela primeira vez na Hilux, o eixo traseiro é também equipado com uma barra estabilizadora, o que fez que a rigidez de rolagem fosse aumentada em 20%, promovendo, ainda, melhor sensação de direção em curvas.


Foto: Divulgação

Essas melhorias se refletem em uma condução mais suave, com mais aderência à estrada e em desempenho de condução excepcional que coloca o conforto dos passageiros em primeiro lugar. Ao mesmo tempo, essa reconfiguração do chassi permitiu aumentar a distância ao solo em +20 mm e o ângulo de ataque em 1 grau, melhorando ainda mais o seu desempenho em estradas de terra e outros terrenos difíceis.


Com design funcional, o exterior traz novas molduras alargadas (na cor do veículo) nos para-lamas e uma barra aerodinâmica traseira (também na cor do carro) que reduz a turbulência e diminui o ruído do vento, minimizando as vibrações e o consumo de combustível. Tais elementos conferem à Hilux um aspecto geral mais robusto e elegante. O maior nível de conforto a bordo é complementado por mais tecnologia, já que a Hilux SRX Plus também conta com uma central multimídia com tela touchscreen de 9” com USB, Bluetooth® e conectividade sem fios para Android Auto® e Apple CarPlay.


Sob o capô, a Hilux SRX Plus traz o renomado motor turbodiesel 1GD 2.8L 16V de 204 cv de potência e torque de 50,9 kgfm a 2.800 rpm. A versão SRX Plus conta com transmissão automática de 6 velocidades e dispõe igualmente de bloqueio do diferencial traseiro, além de controle de descida e subida, assim como as demais configurações da Hilux. Em termos de segurança, foram incorporados freios traseiros a disco que asseguram maior controle e eficiência sob elevadas exigências de frenagem. Além disso, a nova Hilux SRX Plus dispõe de 7 airbags e conta com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, sistemas que auxiliam o condutor em diversas situações, evitando ou mitigando danos decorrente de acidentes: Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA); Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), entre outros. A Toyota informa que os sistemas de segurança ativa, como o Toyota Safety Sense, são projetados para auxiliar o motorista e não para substituí-lo. O motorista deve manter o controle de seu veículo em todos os momentos e é responsável por sua condução, pois esse sistema não substitui a condução segura. A operação do Toyota Safety Sense pode ser afetada ou prejudicada devido a fatores externos, e a Toyota não é responsável pelas consequências derivadas do uso do sistema.





Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.


bottom of page