SPTrans oferece serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência
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SPTrans oferece serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência

Ônibus adaptados, transporte porta a porta pelo serviço Atende+ e Bilhete Único Especial, entre outros, são ofertados para este segmento da população


Segundo dados mais recentes do IBGE, pessoas com deficiência (seja visual, auditiva, motora ou intelectual) chegam a quase um milhão na cidade de São Paulo. Preocupada em atender e incluir esse segmento da sociedade a Prefeitura, por meio da SPTrans, oferece uma série de serviços que abrangem desde passagem gratuita até transporte personalizado.


Dos ônibus que circulam atualmente pelo município, 99,86% são acessíveis. No total são 14.032 unidades adaptadas para receber deficientes físicos e cadeirantes, sendo 7.646 veículos com elevadores e 6.386 com piso baixo.

Já o Atende+ é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, oferecido pela Prefeitura, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo do município e cooperativa/empresa de táxi acessível.


O serviço é voltado às pessoas que não têm condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transportes convencionais ou que possuam grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos, com deficiência física temporária ou permanente, transtorno do espectro autista e surdocegueira. O serviço conta com 492 veículos que atendem, atualmente, 9.552 usuários, sendo 5.348 pessoas com deficiência e 4.204 acompanhantes.


O usuário que se cadastra para utilizar o serviço tem o direito a seis viagens regulares por semana e uma viagem esporádica ao mês para fins de consultas médicas. Os agendamentos desses traslados devem ser feitos nos Postos de Atendimento ou telefone 156, respectivamente.


Vale ressaltar que a SPTrans também oferece gratuidade de passagens por meio do Bilhete Único Especial para pessoas com deficiência. Desde o início da pandemia até 30 de novembro, foram 75.677 usuários assistidos por meio do atendimento on-line. Têm direito ao Bilhete Único Especial pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, congênita ou não, que gere incapacidade, total ou parcial, física ou fisiológica. A deficiência se configura pelos comprometimentos e limitações causadas por determinadas patologias. É a caracterização de deficiência, permanente ou temporária, baseada na existência dos comprometimentos e limitações, conforme Portaria Intersecretarial.


E para ampliar ainda mais a inclusão de seus usuários, a SPTrans reformulou e lançou, em março de 2019, um novo modelo de site. Responsivo, ele é compatível com todos os tamanhos de tela, como computadores, celulares e tablets. Além disso, o site se diferencia pelo tamanho das fontes, cores que seguem as regras de contraste, links facilmente identificados, descrição de fotos, imagens, ícones e intérprete de libras.


Por este motivo a Prefeitura, por meio da SPTrans, recebeu o Selo de Acessibilidade Digital, certificação emitida pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), responsável pelas políticas de acessibilidade da cidade de São Paulo. A média mensal de acessos ao site da empresa é de 1,8 milhões.


Os procedimentos necessários para solicitar o direito ao uso desses serviços se encontram descritos no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) ou podem ser adquiridos por meio do telefone 156.

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