Sesc disponibiliza mais de dez e-books com receitas
top of page
Buscar

Sesc disponibiliza mais de dez e-books com receitas

Todas fazem parte do projeto Mesa Brasil, com opções nutritivas e com aproveitamento dos alimentos

Com o objetivo de disseminar os conceitos e práticas da gastronomia sustentável, o Sesc colocou a disposição 12 e-books com receitas do Mesa Brasil, Programa de Segurança Alimentar e Nutricional criado em 1994 – baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.


Uma das linhas de trabalho do programa é a educação alimentar, que ressalta o valor nutritivo de partes dos produtos que costumam ir para o lixo, como por exemplo talos, folhas, cascas e sementes. E para agregar esses ingredientes à mesa dos brasileiros, as nutricionistas do programa no Sesc desenvolveram receitas de pratos salgados, doces e sucos que podem ser feitas em casa como novas experiências culinárias e representar o início de uma mudança de hábitos.


São dezenas de receitas de pratos doces, salgados e bebidas com ingredientes que normalmente são descartados. Um exemplo é a receita de arroz tropical, que leva casca de melancia, abóbora e melão. Pra quem gosta de doce, há a receita irreverente de brigadeiro trufado com semente de abóbora.


“E há vantagens adicionais no uso integral dos alimentos, porque há partes que tradicionalmente são descartadas e têm entre duas a seis vezes mais nutrientes do que a polpa. A casca da laranja, por exemplo, tem seis vezes mais fibra, além de mais potássio, cálcio e quantidade igual de vitamina C que a polpa. A rama da cenoura tem vitaminas A e C, além de fibra. Já a folha da beterraba é rica em vitamina A”, assegura o Sesc.


Para baixar os livros basta acessar https://mesabrasil.sescsp.org.br/cozinhar/

bottom of page