Semana do Consumidor: 5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar
top of page
Buscar

Semana do Consumidor: 5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar

A data é comemorada no dia 15 de março, mas ofertas se estendem pela semana inteira; fintech lista dicas para evitar problemas financeiros


O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março no Brasil, inaugurando o calendário de vendas, e promete muitos descontos e promoções, que vão se estender durante toda a semana, até o final de março. De acordo com dados da SimilarWeb, as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais durante essa semana e a expectativa é que as vendas sejam quatro vezes maior comparado a um dia comum, segundo o site de comparação de preços Buscapé.


Pensando nisso, a Simplic - fintech de crédito pessoal online com mais de 4,7 milhões de contas em todo o Brasil, separou 5 dicas para que os consumidores possam aproveitar a data de forma consciente, evitando endividamentos desnecessários.


“Com tantas ofertas e descontos na semana do consumidor, pode ser desafiador resistir às tentações. No entanto, é muito importante que as pessoas se planejem e consumam de forma consciente, levando em consideração o que realmente estão precisando naquele momento para evitar arrependimentos e endividamentos”, explica João Figueira, Head de Operações da Simplic.


Confira as dicas:

Planejamento

O planejamento é sempre primordial para manter a vida financeira em dia. Aqui, é importante você entender quanto do seu orçamento está disponível para novas compras, assim você avalia se é possível fazer um pagamento à vista, por exemplo, ou evita surpresas quando chegar a fatura do cartão de crédito, pois já sabe que destinou determinado valor para essas compras.


Faça uma lista

Antes de fazer buscas e ver os descontos, faça uma lista do que você quer comprar, do que tem em mente e do que está precisando. Procure fazer essa lista por ordem de prioridade dos itens, ou seja, o que é mais necessário ou o que você mais gostaria de comprar ao que é menos necessário ou importante no momento.


Você realmente precisa desse item?

Essa é a hora de fazer uma auto avaliação e ser sincero consigo mesmo. Você realmente precisa desse ou desses itens? Onde eles se encaixam e qual é a prioridade que eles têm para você e para sua vida financeira agora? Após essa avaliação, reveja sua lista.

Monitore os preços e os descontos

Depois de fazer uma avaliação e de consciência tranquila sobre o que precisa comprar, é hora de aproveitar os descontos que a data proporciona. Monitore os preços dos produtos que deseja. Para isso, é possível utilizar sites que fazem comparativos de preços, evidenciando as melhores ofertas. É possível fazer isso durante toda a semana de ofertas. Fique atento aos falsos descontos e cuidado com o frete grátis, muitas vezes o valor do frete é incorporado ao produto.


Que tal um Cashback?

Além dos descontos, existem algumas formas de economizar durante as compras. Muitos sites e lojas oferecem parcerias com a possibilidade de receber uma parte do dinheiro de volta após a compra - o Cashback. Comprar nesses sites também pode ser uma boa alternativa para a data. Mas fique atento e busque sites de confiança, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar.


Já Felipe Rodrigues, especialista em e-commerce e sócio-diretor do Meu Dim Dim, plataforma de cashback, ressalta que além de planejamento é muito importante prestar atenção ao que outras pessoas estão dizendo a respeito dos produtos que você quer comprar, para ter certeza que fará um bom investimento.

bottom of page