Seleção consagra a carreira de Dorival Júnior no futebol brasileiro
top of page
Buscar

Seleção consagra a carreira de Dorival Júnior no futebol brasileiro

Por Roberto Maia

Algumas vezes falei aqui neste espaço sobre a admiração que tenho pelo treinador Fernando Diniz. Com a desistência oficial de Carlo ancellotte achei que Diniz pudesse ser promovido de interino a treinador oficial da Seleção Brasileira. Para minha surpresa ele foi demitido no primeiro ato de Ednaldo Rodrigues após a reintegração do presidente da CBF ao cargo. Uma pena, já que ele é o único treinador brasileiro com uma proposta diferente no futebol atual.


Dorival Júnior aceitou o convite da CBF para assumir o comando da Seleção Brasileira; no São Paulo conquistou o título inédito da Copa do Brasil. (Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC)

Para o seu lugar foi chamado Dorival Júnior, que estava dirigindo o São Paulo desde abril de 2023 e onde conquistou a Copa do Brasil, título inédito do Tricolor. Ele chega à Seleção Brasileira respaldado pela confiança da torcida e com a responsabilidade de restituir o Brasil ao patamar mais elevado do pódio do futebol mundial.


Dorival Júnior, nascido em Araraquara, interior de São Paulo, construiu uma carreira extensa e triunfante no mundo do futebol. Inicialmente jogador, desempenhou a função de meia em diversos clubes, notadamente no Coritiba, Palmeiras e Grêmio.


Em 2002, deu início à sua jornada como treinador na Ferroviária, onde iniciou sua trajetória como jogador de futebol profissional. Desde então, comandou renomados clubes brasileiros, incluindo Atlético-MG, Coritiba, São Caetano, Sport, Fortaleza, Ceará, Cruzeiros, Internacional, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Athletico Paranaense, Santos, Palmeiras e São Paulo. Reconhecido por seu estilo de jogo pragmático e eficiente, Dorival prioriza a organização defensiva e o contra-ataque. Sua habilidade em formar equipes competitivas e extrair o melhor de seus jogadores o posicionou como um dos treinadores mais respeitados do país.


Em 2022, assumiu o comando técnico do Flamengo e, em menos de seis meses, conduziu o time à conquista da Copa do Brasil e da Libertadores da América, restaurando o clube ao topo do cenário futebolístico continental.


Em 8 de janeiro de 2024, Dorival foi oficialmente anunciado como o novo técnico da Seleção Brasileira, com a missão de buscar o hexacampeonato na Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.


Zagallo é o único tetracampeão mundial, um feito único na história do esporte. (Foto: Joilson Marconne/CBF)

Lenda do futebol brasileiro


Mário Jorge Lobo Zagallo, conhecido como "Velho Lobo", faleceu no último dia 5 de janeiro. Ele foi um dos gigantes do futebol brasileiro. Como jogador, celebrou dois títulos da Copa do Mundo (1958 e 1962), destacando-se como titular em ambas as conquistas. Como treinador, ergueu a taça em 1970, liderando a icônica seleção tricampeã. Zagallo ostenta a singularidade de ser o único tetracampeão mundial, um feito que o insere em um patamar único na história do esporte.


Sua trajetória de sucesso também incluiu conquistas como a Taça Brasil (1968), o Torneio Rio-São Paulo (1962 e 1964) e a Copa América (1997). Além de suas proezas táticas, Zagallo era um líder nato dentro e fora de campo, conquistando admiradores com seu carisma e bom humor. Ele personificou a paixão pelo futebol e a dedicação ao esporte, sendo verdadeiramente um ícone do futebol brasileiro.


Franz Beckenbauer


Outra lenda do futebol mundial, Franz Beckenbauer, apelidado de "Kaiser", também nos deixou aos 78 anos. Reconhecido como um dos maiores jogadores da história, o alemão foi campeão da Copa do Mundo tanto como jogador (1974) quanto como treinador (1990).


Sua trajetória inclui quatro títulos da Bundesliga, três Copas dos Campeões da Europa e uma Copa Intercontinental pelo Bayern de Munique. Beckenbauer revolucionou a posição de líbero, deixando sua marca na história do futebol com sua elegância e visão de jogo.


As despedidas de Zagallo e Beckenbauer deixam para trás um legado que continuará a inspirar gerações no mundo do futebol.




Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page