Segurança na volta às aulas
top of page
Buscar

Segurança na volta às aulas

Por Coronel Camilo


Foto: Pixabay

Ano iniciando, férias acabando e aos poucos a rotina dos paulistas começa a ser retomada e isso implica, para mães e pais com filhos na escola, o período esperado de volta às aulas. Sabemos da importância dos estudos e do real significado das disciplinas em classe para cada uma de nossas crianças e adolescentes. Voltar aos bancos escolares também requer atenção e algumas dicas de segurança para evitar problemas, especialmente na porta das escolas.

A Polícia Militar constantemente alerta a população, pelas redes sociais e outros meios, sobre cuidados básicos a serem tomados com nossos filhos no trajeto até as unidades, isso implica questão de cidadania e segurança. Como primeiro passo, programe a saída de casa com antecedência necessária para chegar à escola sem riscos de atraso. Outro fator interessante é observar o transporte das crianças no veículo, se forem pequenas, dependendo da idade, necessitam de cadeiras adequadas de acordo com a legislação de trânsito. Ainda no trânsito, respeite a sinalização e as normas vigentes, evitando, assim, parar em filas duplas que, ocasionalmente, se formam nas portas das escolas.

Em termos de segurança, oriente seu filho a não aceitar nada de estranhos, especialmente quando estiver esperando o transporte escolar ou um parente buscá-lo. Existem criminosos que aproveitam essas situações para oferecer doces e bebidas de origem duvidosa. A Polícia Militar sobre a volta às aulas ainda aborda para que, diante de qualquer desconfiança de pessoas suspeitas, o adolescente avise um adulto sobre o fato ou até mesmo o inspetor da unidade de ensino. No dia a dia, é indicado que os estudantes entrem no colégio assim que chegarem para que não fiquem parados em locais com grande aglomeração de pessoas.

Caso o estudante use transporte público, é importante não utilizar aparelho celular no meio da rua. Esses acessórios são muito visados por criminosos, além de valiosos, ainda temos a facilidade do PIX, mais um atrativo para os criminosos. Em situação de urgência para atender a ligação ou responder mensagem de aplicativos diversos, é recomendado que se entre em um estabelecimento comercial para poder completar a ligação.

Da mesma forma, para concentração nas aulas, também é fundamental que o aparelho permaneça desligado. Neste caso, o professor deve ser a pessoa que merece maior atenção naquele momento de ensinamento. As mochilas e bolsas com material escolar devem ser carregadas na parte frontal do corpo e a atenção deve ser redobrada para evitar furtos.

Mediante atitudes tidas como fora da normalidade nas proximidades da escola, as pessoas devem comunicar imediatamente a Polícia. Com a colaboração de todos, nossas crianças aprenderão e com mais segurança.




Coronel Camilo é formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.


bottom of page