Saúde cria mural virtual em homenagem às vítimas da covid-19
top of page
Buscar

Saúde cria mural virtual em homenagem às vítimas da covid-19

Familiares e amigos podem registrar mensagens e ter acesso a atendimento psicológico para elaboração do luto


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), encontrou uma forma de homenagear a memória das vítimas da covid-19 na capital oferecendo um memorial on-line. A plataforma digital A Última Homenagem abre espaço para mensagens póstumas e também oferece apoio emocional a familiares e amigos por meio dos profissionais e dos equipamentos da área técnica da Saúde Mental.

No site é possível publicar mensagens com uma homenagem à vítima, lembrando a história, características e publicar foto da pessoa. Cada registro será simbolizado por uma flor – astromélia, flor de cerejeira, amor perfeito e gerânio – que trazem significados de amizade, gratidão, amor e perpetuação do espírito. Os relatos ficam expostos em memorial acessível a todos.


Conteúdo de apoio


Além do mural virtual, o site oferece conteúdo de apoio à saúde mental das famílias em luto. Esse serviço é disponibilizado por meio de uma cartilha com orientações gerais sobre saúde mental e telefones úteis, por exemplo, e também pelo botão “Desejo conversar com alguém”, que orienta o usuário a entrar em contato com um profissional da saúde da rede.


Empatia, diálogo e humanização são as bases para o contato entre o cidadão e os profissionais da saúde. A partir dessa conversa, é realizado o encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que farão o acompanhamento médico e psicológico.


Desde a implementação da plataforma, as equipes da Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde já tem realizado atendimentos a partir da conversa inicial com os usuários. O foco é a integralidade do cuidado e o bem-estar integral do ser humano, por isso são realizadas consultas com profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos e assistentes sociais.


Uma palavra, um texto, ou até mesmo a falta das palavras expressarão o desejo de perpetuar a memória daqueles que perderam a vida na pandemia de covid-19. Para conhecer mais sobre o projeto, ler ou registrar uma homenagem, basta acessar https://aultimahomenagem.prefeitura.sp.gov.br/

bottom of page