Saúde amplia campanha de vacinação contra gripe para novos grupos prioritários
top of page
Buscar

Saúde amplia campanha de vacinação contra gripe para novos grupos prioritários

Imunização acontece nas UBSs das 7h às 19h e nas AMAs/UBSs Integradas até as 22h


Foto: RyanKing999

Desde segunda-feira, 1º de abril, a campanha de vacinação contra influenza, o vírus causador da gripe, foi ampliada para novos grupos prioritários. A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que seguem em horário estendido, até as 22h.

Somente neste primeiro dia aberto a novos grupos, foram aplicadas 33.126 doses da vacina. A imunização passou a contemplar os seguintes grupos: trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.

Desde o último dia 22, quando a campanha teve início, já vinham sendo vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas); indivíduos com 60 anos ou mais; povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas; população em situação de rua; pessoas com deficiência permanente e pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades) e imunossuprimidos.

No total, já foram aplicadas 248.847 doses da vacina. Destas, 188.228 em pessoas com mais de 60 anos. A estimativa populacional para a campanha de 2024 é de 4,5 milhões de pessoas, com 90% do público vacinado. Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%.

Prevenção


O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lenços descartáveis, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.

A localização dos equipamentos de saúde pode ser acessada por meio da plataforma Busca Saúde.

bottom of page