Santos e Grêmio: A luta pela permanência na série A será eletrizante
top of page
Buscar

Santos e Grêmio: A luta pela permanência na série A será eletrizante

Por Tabatha Maia


Faltando apenas 10 rodadas para acabar o Campeonato Brasileiro 2021, o Santos Futebol Clube se vê em uma posição um tanto quanto delicada na tabela de classificação. Com apenas 29 pontos, o time da baixada santista se encontra na amarga décima sétima colocação, sendo o primeiro time a ocupar o temido Z-4.


Sob o comando do técnico Fabio Carille, que acertou com o time no mês de setembro após a demissão de Fernando Diniz, a equipe conta com uma vitória, quatro derrotas e quatro empates, e precisa somar pontos para se livrar das últimas colocações. Mas a sequência de jogos, na teoria, não está ao lado do time, já que o Santos irá enfrentar sete rivais que estão na parte de cima da tabela, incluindo dois clássicos: um contra o Palmeiras (07/11) e o outro contra o Corinthians (21/11).


O retrospecto de resultados também não é dos melhores, em dez partidas, o Santos só encontrou a vitória em duelo contra o Grêmio por 1x0, com gol nos acréscimos. Depois da vitória, foram três derrotas – Cuiabá, Juventude e América – e três empates sem gols contra o Bahia, Sport e Ceará.

Imagem: Reprodução Santos TV

Para escapar do rebaixamento, o Santos precisa de um desempenho de 50% e dos 33 pontos que estão em jogo, é preciso somar pelo menos 17 e torcer pelo tropeço de alguns rivais. Vale pontuar que o duelo contra o Fluminense é partida em atraso da 23ª rodada.


Caso o rebaixamento aconteça, esse será o primeiro do peixe em 109 anos de história. Será que o Santos conseguirá escapar dessa fase difícil e não manchará a sua história com a temida série B? Veremos!

(subtítulo) Grêmio quer fugir do terceiro rebaixamento.


Quem também se encontra em uma situação complicada, um pouco mais que o time paulista, é o Grêmio. Com 26 pontos, o time de Porto Alegre, ocupa a décima nona colocação e tem 64,5% de chances de ser rebaixado, de acordo com o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Sob o comando do técnico Vagner Mancini, que também assumiu o time na reta final do campeonato após a demissão de Luiz Felipe Scolari, o time gaúcho conta com duas partidas em atraso do primeiro turno e, de doze jogos, precisaria de seis vitórias para fugir do temido rebaixamento. E também torcer pelo tropeço dos outros times.


Lembrando que os jogos em atraso são pedreiras, um é contra o líder Atlético Mineiro (05/12) e o outro contra o Flamengo, sem data definida.


Caso não escape do Z-4, o Grêmio e a sua apaixonada torcida sentirá o sabor do rebaixamento pela terceira vez – o primeiro foi em 1991 e o segundo em 2004.


Além do Santos e Grêmio, Chapecoense (20º) e Sport (18º) completam a zona de rebaixamento, com 13 e 27 pontos respectivamente.

Imagem: Lucas Uebel / Gremio FBPA


Não podemos negar que a corrida para permanecer na série A será eletrizante e muito mais empolgante que a disputa pelo título brasileiro, que tem o Atlético Mineiro isolado na ponta com 59 pontos, dez pontos a mais que o segundo colocado, o Palmeiras.


Roberto Maia, titular da Coluna Futebol Sem Firulas, está viajando e retorna na próxima semana.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page