top of page
Buscar

Saiba o que fazer com seu tempo livre

Por Cesar Romão


Foto: Vlada Karpovich

Habilidade de controlar uma agenda de compromissos sobra por ai hoje. Sofisticados equipamentos fazem o serviço e avisam com um Bip. As pessoas se tornaram praticas em agendar compromissos e controla-los de maneira pontual, sabem lidar perfeitamente com a parte do tempo que chamo de: “tempo de ocupação”.


Por outro lado é impressionante como as pessoas não estão se preparando para atuar em seu tempo livre, é como alguém que está no campo e diz que sente falta da fumaça e do barulho do transito de sua cidade. Fazem de seu tempo livre um verdadeiro desperdício de vida e não aproveitam tudo que poderiam aproveitar. Conheço executivos que montam sua agenda da segunda feira no domingo à tarde; gente que leva o serviço para fazer enquanto os filhos brincam no sábado; gente que viaja com a família ouvindo as gravações do call Center de sua empresa e as reclamações de seus clientes...


Aprenda também a fazer uma agenda de seu tempo livre, inserindo nela coisas que lhe faça sentir uma pessoa livre naquele espaço do dia e do relógio. Nosso tempo livre é para ser dedicado a quem amamos, as coisas que gostamos e a nós mesmos. Pare de usar seus momentos de lazer para buscar ligações com suas atividades "extra tempo livre".


Procure resolver seus compromissos profissionais em horas profissionais. Otimize suas atividades diárias, sempre existe uma maneira de realizar algo de forma mais simples e rápida para que ela não siga com você em seu tempo livre. Ao invés de ler e-mails em seu tempo livre, leia os olhos da pessoa que ama; leia o coração das pessoas de sua família; leia a alegria de seus filhos; leia o seu próprio interior e descubra que o seu tempo livre é um grande aliado do seu crescimento como pessoa, nem tudo que agrada é trabalho.





Cesar Romão é palestrante e escritor de best-sellers.



Comments


bottom of page