Revelando SP tem artesanato, espetáculos culturais, shows e gastronomia no Parque da Água Branca
top of page
Buscar

Revelando SP tem artesanato, espetáculos culturais, shows e gastronomia no Parque da Água Branca

Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, está de volta ao formato presencial depois de dois anos de programação online. Até 24 de julho, o evento gratuito acontece no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, e vai contar com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular. Os participantes vêm de mais de cem municípios paulistas, parceiros do Revelando, e a expectativa é de que cerca de 400 mil pessoas compareçam ao festival. Entre outros espetáculos, subirão ao palco do evento artistas como Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci.

"A volta do Revelando SP presencial é muito importante para São Paulo, sua realização estreita e fortalece a cooperação entre estado e municípios, gera emprego, renda e muita visibilidade para os artesãos, culinaristas e artistas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. Desde que passou a ser gerido pela Amigos da Arte, em 2017, o evento mais que triplicou o número de público presente, de 120 mil para 380 mil pessoas em 2019.


As prefeituras são fundamentais para a realização do evento. São elas as responsáveis por identificar e inscrever as tradições locais por meio das chamadas públicas do Juntos Pela Cultura, programa estadual que visa fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo.


Cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas, umbigadas e muita cultura caipira estarão presentes durante os 5 dias de evento.


Para o Revelando SP deste ano, foram investidos R$ 6,5 milhões na capacitação dos participantes e na viabilização do Concurso de Viola Caipira. Além da remuneração de grupos e artistas, os expositores recebem hospedagem, alimentação, além de toda a renda recebida da venda dos produtos.


Grande parte das cidades do interior e litoral paulista participam do evento há várias edições, entre elas Apiaí, que neste ano vai levar o maior número de artesãos dentre os municípios selecionados. Para Márcia Cristina de Pontes, Assessora de Cultura e Turismo, o evento fortalece o desenvolvimento local. “O Revelando é um evento que se tornou tradicional no município, fizemos parte de todas as edições, é um evento aguardado ansiosamente por todos e que, além de valorizar nossos artistas, é uma forma de expandir o trabalho dos artesãos”, afirma.


Ana da Sítio Doce Culinária, de Araçatuba, concorda. “O Revelando SP sempre foi uma importante vitrine e espaço de difusão da culinária, do artesanato e das nossas apresentações culturais tradicionais, contribuindo para que essas manifestações de nossa cidade pudessem ser apreciadas além dos limites geográficos regionais, incentivando o fortalecimento e enriquecimento dessas linguagens, que foram e ainda são, importantes no processo de formação da nossa identidade cultural”, diz Ana.


Estreando este ano no Revelando SP, Avaí traz seu artesanato indígena para o Parque da Água Branca. “Temos em nosso município a terra arariba, que contém quatro aldeias (Ekerua, Teregua, Kopenoti e Nimuendaju) com três etnias, no qual valorizamos e respeitamos muito sua cultura, com suas danças, apresentações, jogos e artesanatos”, diz Wilson Roberto Júnior, Assessor de Eventos, Turismo e Lazer de Avaí.


Direto de Bragança Paulista, Edivaldo Vicchini integra o time de culinaristas do Revelando SP, o qual participa com o tradicional sanduíche de linguiça com vinagrete e queijo no pão francês, polenta cremosa com molho de linguiça. De acordo com Vicchini, a linguiça de Bragança ficou conhecida nacionalmente por meio dos viajantes que, na volta a São Paulo, levavam as iguarias feitas pelos bragantinos imigrantes e descendentes de italianos.


A Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, de Campinas, também já é veterana no Revelando SP. O grupo promete uma apresentação de viola caipira com a execução de clássicos, como Cuitelinho, Menino da Porteira, Pagode em Brasília, Chico Mineiro, Chalana, Calix Bento e muito mais.


Revelando SP 2022

Até a 24 de julho

Das 10h às 20h

Local: Parque da Água Branca, São Paulo – SP

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo, SP

Entrada gratuita

bottom of page