Red Bull Bragantino é a surpresa do Brasileirão
top of page
Buscar

Red Bull Bragantino é a surpresa do Brasileirão

Por Roberto Maia


Faltando apenas quatro rodadas para o final do Brasileirão o Palmeiras tomou a liderança do Botafogo. O time carioca que todos davam como o campeão da competição, perdeu toda a vantagem que tinha e pode ser a surpresa negativa da competição. Na minha opinião o destaque do Campeonato Brasileiro é o Red Bull Bragantino, que inclusive chegou a liderar. O time de Bragança Paulista ocupa a quarta colocação com 59 pontos – apenas 3 de diferença do líder, mas com um jogo a menos - e ainda tem chance de conquistar a taça. Porém, já mostrou que veio para incomodar os gigantes do futebol brasileiro.

Projeto da Red Bull no futebol investe em jovens como o uruguaio Thiago Borbas. (Foto: Red Bull Futebol)

Fundada em 1987, a Red Bull é uma empresa multinacional austríaca de bebidas energéticas. Além de sua principal atividade, também investe em diversos outros setores, incluindo o futebol, onde desenvolve um projeto ambicioso de expansão internacional. Já possui equipes em sete países diferentes: Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Ásia, África e América do Sul.


A Red Bull começou a investir no futebol em 2005, na Áustria, com a compra do SV Austria Salzburg. O clube foi renomeado para Red Bull Salzburg e conquistou quatro títulos da liga austríaca nos primeiros cinco anos. Atualmente, é decacampeão austríaco, após vencer dez campeonatos seguidos.


Em 2006, a Red Bull expandiu seus investimentos para a Alemanha, com a compra do SSV Markranstädt. O clube foi renomeado para RB Leipzig e conquistou a promoção à Bundesliga em 2016.


Os Estados Unidos entraram no radar da Red Bull e, em 2007, a empresa comprou o New York MetroStars, que foi renomeado para New York Red Bulls. Em 2018, a equipe conquistou a MLS Cup.

Os bons resultados vão conquistando os torcedores do Bragantino que lotam a arena de Bragança. (Foto: Red Bull Futebol)

Em 2008, a Red Bull chegou à Ásia com a compra do Gamba Osaka. O clube conquistou a Copa do Imperador em 2014.


Dois anos depois a empresa desembarcou na África com o Red Bull Ghana. O clube conquistou a Premier League ganense em 2015.


No Brasil, o projeto futebolístico da Red Bull teve início em 2007, quando a empresa comprou um time amador na cidade de Campinas, criando o Red Bull Brasil. O foco inicial era ser uma plataforma de desenvolvimento de jovens jogadores. A empresa investiu em infraestrutura e em um modelo de gestão profissional. O clube chegou a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2015, 2017 e 2018.


No entanto, o Red Bull Brasil não conseguiu se consolidar no futebol brasileiro. A equipe não conseguiu conquistar títulos expressivos e não conseguiu atrair os torcedores.


Então, em 2019, a Red Bull decidiu mudar sua estratégia e comprou o Bragantino, que estava na Série B do Brasileirão. O clube de Bragança tinha uma história mais sólida e uma torcida mais consolidada. Desse modo, a empresa passou a buscar um maior potencial de crescimento e de retorno financeiro.


Desde então o Red Bull Bragantino já conquistou alguns títulos desde a compra pela Red Bull, incluindo a Série B do Campeonato Brasileiro em 2020 e chegou às semifinais do Campeonato Paulista de 2022.

O marketing por traz do projeto da Red Bull no futebol destaca e divulga a famosa marca de energético. (Foto: Red Bull Futebol)

A Red Bull tem demonstrado que está comprometida com o futebol brasileiro e tem investido em infraestrutura e em contratações de jogadores de qualidade. A empresa tem recursos financeiros e um modelo de gestão bem-sucedido.


Portanto, caso clubes tradicionais não abram os olhos, o Red Bull Bragantino irá ocupar o espaço que era deles. O clube ainda está em fase de desenvolvimento e apesar dos desafios – falta de tradição e de grande torcida -, tem condições de se tornar um importante player do futebol brasileiro.




Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.



bottom of page