Range Rover Sport ganha nova versão PHEV
top of page
Buscar

Range Rover Sport ganha nova versão PHEV

Por Vito Zanella


Após o sucesso do lançamento da nova geração do Range Rover Sport no País, a Land Rover traz ao mercado mais uma opção de motorização para o modelo. Altamente tecnológica, a motorização PHEV de 510cv passa a ser oferecida na linha Range Rover Sport a partir deste mês de abril, somando-se a opção Diesel MHEV de 350cv. A versão BEV, totalmente elétrica, está programada para chegar até o final de 2024. A chegada da motorização PHEV reforça a estratégia de eletrificação da marca Jaguar Land Rover para o país e o compromisso com a sustentabilidade e inovação. As primeiras unidades do novo Range Rover Sport PHEV estão disponíveis no Brasil em duas versões: Dynamic HSE e First Edition, com preços que vão de R$ 985.750,00 a R$ 1.013.950,00.


Segundo a Land Rover, o novo motor PHEV foi projetado para atender às demandas dos motoristas que procuram uma condução eficiente, sustentável e de alto desempenho. O veículo pode rodar mais de 100km no modo totalmente elétrico, com índice de emissões zero. Ele combina perfeitamente o motor a gasolina Ingenium de seis cilindros de 3,0 litros da Land Rover com um potente motor elétrico de 105kW e bateria de 38,2kWh, produzindo uma potência total de 510cv. O Range Rover Sport PHEV é capaz de atingir de 0-100 km/h em apenas 5,4 segundos, uma autonomia de condução elétrica de até 113 km (70 milhas) e uma autonomia esperada no mundo real de 88 km (54 milhas) - o suficiente para a maioria dos proprietários completar até 75% das viagens com energia elétrica - e emissões de CO2 de apenas 18g / km. Para viagens mais longas, a motorização híbrida plug-in fornece 740 km (460 milhas) combinados de autonomia a gasolina e elétrica.

Design moderno e esportivo - Em seu exterior, o novo Range Rover Sport chega com uma nova postura dinâmica e um perfil instantaneamente reconhecível e perfeitamente acentuado por detalhes furtivos e proporções musculares – dando a impressão de que o veículo está sempre pronto. Suas proporções dramáticas acentuam o caráter característico do Range Rover Sport, com saliências curtas e vidros íngremes na frente e atrás. O exterior do veículo também é rico em detalhes e acabamentos requintados, como uma grade frontal marcante e unidades de iluminação LED digital, que criam uma assinatura distinta de Luz de Corrida Diurna (DRL). O design atraente dos faróis destaca-se acima do para-choque, que cria uma maior largura visual ao veículo, reforçada por detalhes em preto.


Todos estes elementos de design perfeitamente aprimorados são ecoados na parte traseira. As novas lanternas unificadas com a assinatura Range Rover reforçam a silhueta robusta do veículo com requinte e apelo dinâmico. As luzes de led nas lanternas do veículo fornecem um olhar nítido e contemporâneo à noite que é vívido e consistente quando visto de qualquer ângulo. O novo Range Rover Sport traz uma tecnologia de design de ponta com vidros rentes a carroceria com um acabamento impecável, tornando quase uma peça única.


Interior moderno e conectado - A cabine é semelhante a um cockpit, dando ao motorista uma experiência dinâmica de condução e proporcionando excelente visibilidade. Além disso, a disposição e o fácil acesso as tecnologias intuitivas do veículo integram o motorista dando controle total com segurança e praticidade. Os materiais inovadores e sustentáveis estão presentes em toda a cabine, com novas combinações de cores que se estendem ao painel e portas. Estes combinam perfeitamente com os novos acabamentos interiores na cor Moonlight Chrome, enquanto elementos como os alto-falantes Meridian integrados discretamente nas portas traseiras contribuem para a estética limpa, nítida e moderna. Entre os itens de luxo e conforto do veículo estão bancos dianteiros de memória elétrica ajustáveis, aquecidos e ventilados de 22 vias nas versões Autobiography e First edition com função de massagem e apoios de cabeça elétricos.


O avançado sistema de purificação de ar (opcional) mantém o ambiente perfeito para a condução. Ele combina a filtragem de partículas e a tecnologia nanoeTM X para reduzir significativamente odores, bactérias e alérgenos, incluindo o vírus SARS-CoV-24. Um segundo dispositivo nanoeTM X está instalado na segunda fileira para fornecer qualidade de ar consistente em toda a cabine. Uma função avançada de gerenciamento de CO2 permite que os proprietários purifiquem a cabine antes de uma viagem, ou enquanto estiverem dirigindo. O modelo também oferece o sistema de som Meridian Signature Sound System (opcional), o mais avançado e poderoso já instalado em um Range Rover Sport. Ele entrega uma experiência sonora envolvente utilizando 29 alto-falantes, um novo subwoofer e até 1.430W de potência do amplificador. Além disso, o sistema Active Noise de cancelamento reduz o efeito do ruído das estradas e dos pneus possibilitando o condutor desfrutar do som esportivo do motor.


Condução dinâmica e versátil - O novo Range Rover Sport introduz tecnologias de chassi mais avançadas de toda sua geração, resultando em uma condução dinâmica evolvente e extremamente capaz. A rigidez e a força inerentes à arquitetura flexível de metal misto (MLA-Flex) – que proporciona rigidez torcional até 35% maior que o Range Rover Sport anterior – estabelece as bases para essa tecnologia. Ele trabalha harmoniosamente com um conjunto de sistemas regidos pelo sistema integrado de controle de chassis – todos especialmente sintonizados e calibrados para o novo Range Rover Sport.

O sistema New Dynamic Response Pro trabalha lado a lado com a última geração Dynamic Air Suspension, que introduz o sistema de molas de ar pela primeira vez. O Dynamic Response Pro fornece o controle final de rodagem através de um sistema eletrônico de 48 volts active roll control, capaz de aplicar até 1.400Nm de torque em cada eixo, para uma experiência de condução inspiradora, dando mais confiança e estabilidade nas curvas.


A suspensão a ar dinâmica é de série em toda a linha Range Rover Sport e o sistema inteligente oferece o conforto e o dinamismo esperado de um Range Rover. Para otimizar as respostas, o veículo monitora a estrada à frente usando dados de navegação eHorizon para antecipar as curvas. A tecnologia Adaptive Dynamics 2 contribui para a capacidade dinâmica controlando continuamente os amortecedores ativos da válvula dupla para reduzir os movimentos indesejados da carroceria. Ele monitora fatores externos até 500 vezes por segundo para oferecer as respostas perfeitas e, em harmonia com as outras tecnologias de chassi, oferecendo a dinâmica de condução mais precisa e composta de qualquer Range Rover Sport.


Todos os novos modelos Range Rover Sport são equipados com uma transmissão automática ZF de oito velocidades e Tração Integral Inteligente, que intuitivamente antecipa onde a tração é necessária, engajando-se eficientemente para proporcionar o progresso mais eficaz em todas as condições, ao mesmo tempo em que otimiza a eficiência. Aprimorando o desempenho off-road está o mais recente sistema Terrain Response 2 da Land Rover, que aplica de forma inteligente as configurações mais apropriadas para os tipos de terreno. O Novo Controle de Cruzeiro Off-Road Adaptativo faz sua estreia no modelo e ajuda os motoristas a avançar em terrenos desafiadores, mantendo o progresso constante de acordo com as condições do solo. Os motoristas podem selecionar uma das quatro configurações disponíveis e o sistema ajusta inteligentemente a velocidade de acordo, permitindo que o motorista se concentre na direção. O novo Range Rover Sport também oferece como opcional o inovador sistema de esterçamento das quatro rodas, que auxilia o motorista em manobras realizadas em curvas mais sinuosas.


Tecnologia perfeita - A poderosa arquitetura de veículos elétricos (EVA 2.0) da Land Rover fornece suporte para todo o ecossistema de tecnologias conectadas do veículo, incluindo o Software Over The Air (SOTA), que fornece atualizações remotas para 63 módulos eletrônicos. O sistema de infoentretenimento Pivi Pro que equipa a linha Range Rover Sport comanda a belíssima tela flutuante de alta resolução sensível ao toque de 13,1 polegadas posicionada no centro do painel. O sistema controla desde navegação até configurações de mídia, aprendendo os hábitos do usuário e personalizando de maneira inteligente a experiência a bordo.

O sistema Apple CarPlay e Android Auto são de série em todas as versões, aliados ao carregador de dispositivo sem fio de 15W, sob a tela Pivi, sem a necessidade de fios. Todos os modelos são equipados com sistema de frenagem de emergência, câmera surround 3D, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Wade Sensing, ClearSight Ground View e Luzes de Manobra – Controle de Cruzeiro Adaptativo, Monitor de Condição do Motorista, Lane Keep Assist e Reconhecimento de Sinais de Tráfego.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page