Projeto Praça da Família transforma 100 espaços da cidade com acessibilidade
top of page
Buscar

Projeto Praça da Família transforma 100 espaços da cidade com acessibilidade

Entrega da primeira unidade aconteceu nessa sexta-feira na Zona Sul e marca a celebração do Centenário da Semana de Arte Moderna

Imagem: Marcelo Pereira / SECOM

Com o objetivo de oferecer espaços lúdicos com atividades de lazer, entretenimento e acessibilidade, a Prefeitura de São Paulo entregou no dia 11 de fevereiro, a primeira Praça da Família. O projeto prevê 100 espaços reformulados, com ambientes planejados que permitam o desenvolvimento de atividades de lazer e entretenimento, visando a integração da comunidade no entorno da praça.


“Essa é a primeira das 100 que estamos reformando, com a colocação de equipamentos para pessoas com deficiência, cachorródromo, ambientes pensados para a interação com animais num mesmo local”, disse o prefeito Ricardo Nunes.


A projeto Praça da Família também faz parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, homenageando Mário de Andrade, responsável pela colocação de brinquedos nas praças da cidade quando integrou o departamento de Cultura. Por isso, a alusão ao pensamento da vanguardista que liderou a “Semana de 22”, de tornar espaços públicos pontos de políticas culturais para São Paulo.


A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, que irá implantar as 100 Praças da Família nas 32 subprefeituras. “Teremos pelo menos uma praça dessa em cada distrito da cidade”, afirmou o prefeito.


Para transformar as áreas em locais de integração social, o projeto conta com a instalação de mobiliários novos, que inclui brinquedos acessíveis para crianças com mobilidade reduzida e crianças de colo. “Temos um carinho muito especial pelas crianças e pelos animais. Agora essa praça simboliza muito essa cidade tão diversa, que acolhe a todos. Uma cidade reconhecida pelos seus ambientes de trabalho, mas que também pode ser utilizada nos momentos de lazer”, disse Nunes.


Proveniente do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), o investimento estimado para o programa, contemplando as 100 praças, é de R$ 11 milhões e a estimativa é que todas sejam entregues ao longo do primeiro semestre desse ano.

Praça Nova América

Com aproximadamente 5000 m², o espaço na Vila Guarani, região da Subprefeitura Jabaquara, foi totalmente reformado para receber os novos equipamentos. A praça recebeu um novo formato para atender todas as idades. No local foi feita pintura de guias, instalação de rampas de acessibilidade e bancos, além de brinquedos acessíveis e novos assentos. Para os pets, o cachorródromo reformado recebeu conjuntos de brinquedos de madeira plástica, própria para animais, e paisagismo. Não foi só a área preparada aos cães que ganhou mais verde. No entorno do playground, reformulado com base de concreto e piso de borracha pastilhado, foram distribuídas gramas, substituindo os pedriscos, inclusive no deslocamento do escorregador existente no local.

bottom of page