Prejuízos do cigarro e vaping ao coração
top of page
Buscar

Prejuízos do cigarro e vaping ao coração


Foto: Divulgação

Já é sabido que cigarro e vaping causam grandes problemas aos pulmões, porém ambos possuem substâncias tóxicas que também atacam diretamente o coração. Esses elementos químicos provocam aumento da pressão arterial, do mau colesterol e dos triglicerídeos, estimulam a formação de placas de gordura nas artérias e geram um ambiente inflamatório.


Quando uma pessoa fuma, as substâncias tóxicas entram na corrente sanguínea e afetam diretamente o sistema circulatório: há formação de placas de gordura e aumento no risco de “entupimento” pela formação de coágulos. Ambos causam o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e dificultando o fluxo de sangue para o coração e outros órgãos.


O cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, cianeto e amônia, que são altamente prejudiciais ao coração.


Dr. Bruno Cruz, coordenador Médico da Cardiologia do Hospital Caxias D’Or, aponta que diversos mecanismos associados ao tabagismo afetam o sistema cardiovascular. Entre eles, o médico cita:


* Aumento do estímulo ao sistema nervoso simpático, com consequente elevação da frequência cardíaca e pressão arterial.


* Favorecimento de um ambiente pró-inflamatório e pró-coagulante.


* Interação com as gorduras presentes no sangue, aumentando o LDL (mau colesterol) e os triglicerídeos e reduzindo o HDL (bom colesterol).


* Favorecimento e estímulo da formação e acúmulo de placas de gorduras nas paredes das artérias, especialmente das coronárias, do cérebro e dos membros inferiores.


* Alteração da função endotelial e das plaquetas, mecanismos que protegem os vasos sanguíneos e garantem a boa circulação do sangue; quando funcionam mal, dificultam a dilatação dos vasos em situações de necessidade, aumentam a viscosidade do sangue e o risco de formação de trombos (coágulos).


Essas substâncias podem ainda reduzir a quantidade de oxigênio que pode ser transportada pelo corpo, causando uma sobrecarga ao coração, o que pode levar a danos como enfraquecimento do músculo cardíaco (insuficiência cardíaca).


De acordo com o cardiologista, o tabagismo é um dos maiores fatores de risco mais importantes para doença aterosclerótica cardiovascular, formação de placas de aterosclerose (gordura) nas artérias do corpo. Ele aponta que nas artérias do coração essas placas causam:

* angina (dor no peito);

* infarto do coração;

* derrame cerebral (AVC);

* morte súbita;

*isquemia (“falta de sangue”) em outras regiões, como as artérias do intestino, dos rins e membros inferiores.


“No sistema nervoso central, o tabagismo é responsável pelo acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, que representa 85% do total de AVCs, e é importante causa de mortalidade e incapacidade permanente, quando o óbito não é o desfecho”, destaca o especialista.


Vape é mais seguro que cigarro?


“Produtos de tabaco aquecidos expõem seus usuários a emissões tóxicas, muitas das quais podem causar câncer, além de serem fatores de risco para doenças cardiovasculares. Mudar de produtos de tabaco convencionais para eletrônicos não significa deixar de estar exposto a essas substâncias tóxicas”, destaca Dr. Cruz.


O médico cita um estudo recente, publicado pela revista científica World Journal of Oncology, que evidenciou que os usuários de vape foram diagnosticados com câncer quase 20 anos antes de um fumante convencional.


Ele aponta que não há provas suficientes para apoiar a alegação de que os produtos de tabaco aquecidos são menos prejudiciais em comparação aos cigarros convencionais.


“Pelo contrário, há várias outras substâncias que são aquecidas a temperaturas elevadas e com geração de outras tantas que são inaladas e que podem trazer os mesmos riscos cardiovasculares ou maiores, parte deles ainda desconhecidos em longo prazo”, alerta Dr. Cruz.


Alguns fumantes optam pela substituição do cigarro convencional pelo vape acreditando que irá diminuir os efeitos do tabaco em seu organismo, mas, de acordo com o médico, os cigarros eletrônicos também possuem nicotina, o que leva à dependência e aumenta risco de aterosclerose (placas de gordura), trombose (coágulos), hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), AVC (derrame) e infarto.


Então, a única maneira de reduzir os prejuízos do cigarro e vaping ao coração é parando de fumar. Um ponto importante é que só depende de você: vamos parar de fumar! A Rede D’Or tem médicos especializados para lhe ajudar. Agende agora mesmo a sua consulta!

bottom of page