Prefeitura inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes
top of page
Buscar

Prefeitura inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

No dia 7 de outubro, haverá o dia D com abertura de todas as UBSs; capital adota ferramenta de alerta sobre vacinação a munícipes por mensagem de texto no celular

Foto: divulgação

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a partir deste sábado (30), a campanha de multivacinação De Olho na Carteirinha 2023, que será realizada até o dia 31 de outubro na capital. No dia 7 de outubro, haverá o dia D de multivacinação, com abertura das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas.


O objetivo é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Durante a campanha, serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).


Prefeito de SP, Ricardo Nunes (Foto: divulgação)

Durante o evento oficial de lançamento da campanha, que ocorreu neste sábado na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal, no Jardim Peri Peri, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou os altos índices de cobertura vacinal no estado. “Vacinação é prevenção! Nós temos que vacinar os nossos jovens. Os índices de cobertura vacinal em São Paulo estão melhorando. Tem cobertura para todos os tipos, mas nós podemos ir além e não vamos poupar esforços para aumentar ainda mais a cobertura vacinal”, reforçou.


Já o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, parabenizou os profissionais da saúde da capital. “Esse é um momento muito especial. A cidade de São Paulo, ganhou pela pela terceira vez consecutiva, 'a saúde como o melhor serviço público prestado’. Somos referência em imunização. Temos 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 30 hospitais municipais e tantas outras coisas boas. Nada disso seria possível se não tivéssemos grandes profissionais atuando e fazendo com que a gente possa cuidar, cada vez melhor, da saúde das pessoas na cidade de São Paulo”, comemora.


No sábado (30), a multivacinação ocorreu nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h. De segunda a sexta, a população pode se vacinar nas UBSs e AMAs/UBSs, também das 7h às 19h. A lista das unidades está disponível na página Vacina Sampa: clique aqui.


Governador do Estado de SP, Tarcísio de Freitas (Foto: divulgação)

Busca ativa


Durante a campanha, a SMS intensificará a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às UBSs para que possam programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões. Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACSs).


“Essa é mais uma oportunidade aos pais e responsáveis para assegurarem mais saúde e qualidade de vida aos seus filhos”, diz o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.


Além disso, a SMS intensificará as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da declaração de vacinação atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.


Luiz Zamarco, secretário municipal da saúde (Foto: divulgação)

A DVA é um documento emitido pelas UBSs, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.


Isabelle Queiroz, 9 anos, sabe bem o significado de estar vacinada. A menina participa, ativamente, de todas as campanhas e faz questão de manter a caderneta atualizada. “A vacina é boa para a gente se proteger e não ficar doente. A vacina não dói e é muito boa. Saúde é vacina no braço”, diz Isabelle Queiroz, 9 anos.


Mensagens com aviso via SMS


Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).


Até o dia 29 de setembro, foram enviadas mais de 320 mil mensagens de texto. O munícipe pode receber duas mensagens, uma com vacina em atraso ou com a data da próxima vacina a ser tomada.


Para munícipes com a imunização em atraso: Sec. da Saúde DE OLHO NA CARTEIRINHA: Consta em sistema que você ou sua criança tem vacina em atraso desde 25/04/2023. Vá a uma UBS. Mantenha as vacinas em dia!

Foto: divulgação

bottom of page