Prefeitura inaugura terceira República para Jovens na cidade em 2021
top of page
Buscar

Prefeitura inaugura terceira República para Jovens na cidade em 2021

Com a nova unidade, que vai funcionar na região de Capela do Socorro, Zona Sul, a rede socioassistencial contará com 96 vagas em 16 casas

Imagem: Edson Lopes Jr / SECOM

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou no dia 24 de maio, na região da Capela do Socorro, Zona Sul da capital, a República Jovem Criando Futuro, que tem como objetivo de acolher, fortalecer a inclusão social e a conquista da autonomia desses jovens.


Com a nova unidade, a rede socioassistencial da SMADS conta agora com oito Repúblicas para Jovens com 16 casas e dispõe 96 vagas nas regiões da Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Lapa, Pirituba/Jaraguá, Itaquera, Penha e Capela do Socorro.


Segundo o prefeito Ricardo Nunes, essa inauguração é mais um passo na continuidade do trabalho da gestão Bruno Covas. “Nós vamos entregar 16 unidades. Essa é a terceira desse lote de 16. São jovens que poderão se reinserir na sociedade com ações e trabalhos para busca de emprego, colocação no mercado de trabalho e que são provenientes dos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICAs), que é outro trabalho que a Prefeitura tem para o atendimento de crianças (desde recém-nascidos até os jovens com 18 anos), onde eles vivem lá e aqueles que são adotados ou os que conseguem a sua autonomia saem dos atendimentos. Aqueles que não, vem pra esse tipo de serviço”, explicou.


As repúblicas são compostas por quatro casas (masculinas e femininas) com seis vagas cada, destinadas a atender jovens com idade acima de 18 anos que foram abandonados por suas famílias ou com vínculos fragilizados, em situação de vulnerabilidade social e sem condições de moradia. Os acolhidos devem ter autonomia financeira para contribuir com as despesas da casa e podem permanecer até os 21 anos.


Acompanhamento de profissionais

Nas repúblicas há acompanhamento de profissionais para gestão coletiva da moradia, apoio na construção de regras de convívio, definição da forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.


O serviço é administrado pela SMADS por meio de parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação ProBrasil, com repasses mensais de R$ 21 mil, e tem capacidade para acolher um grupo de até 24 jovens em cada unidade, que poderão ser encaminhadas a outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e demais políticas públicas.


O mobiliário da casa é adquirido por verba de implantação e também por doações. O imóvel tem acessibilidade e conta com dois quartos, três banheiros, cozinha, sala e a área externa, e os moradores contarão com acompanhamento de gerente, assistente social e pedagoga.

O município também conta com seis Repúblicas para Adultos (18 casas), com 235 vagas, nas regiões da Sé, Santana, Mooca, São Mateus e Aricanduva. As vagas são referenciadas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também podem ser viabilizadas por meio de órgãos do sistema de garantia de direitos.

bottom of page