Buscar

Prefeitura inaugura 11 ecopontos na capital

Atualizado: 30 de Dez de 2020

Município conta, ao todo, com 115 unidades que recebem gratuitamente materiais recicláveis, grandes objetos e entulho


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), inaugurou 11 ecopontos no segundo semestre deste ano. As unidades contemplam as seguintes subprefeituras: (2) São Miguel Paulista; (1) Casa Verde/Cachoeirinha; (2) Sapopemba; (1) Jaçanã/Tremembé; (1) Vila Prudente; (1) Mooca; (2) Santo Amaro e (1) Sé.


Com as novas unidades, a capital totaliza 115 ecopontos, que recebem gratuitamente resíduos recicláveis, restos de poda, grandes objetos (móveis, sofás, etc.), e até (1m³) de entulho. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo em caçambas distintas para cada tipo de material.


De janeiro a novembro deste ano, os ecopontos receberam 348,1 mil toneladas de resíduos - a adesão dos munícipes aos equipamentos de entrega voluntária reflete na diminuição dos pontos de descarte irregular na cidade. Segundo último levantamento realizado pela AMLURB, o município registrou 1.980 locais com descarte irregular de lixo – 50% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos.

Foto: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Vale ressaltar que os equipamentos públicos continuam operando normalmente durante o período de pandemia do covid-19. Por medida de segurança, a fim de evitar contato direto com os munícipes, os funcionários das unidades não estão manuseando os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).



Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Confira os endereços das novas unidades:


Subprefeitura Sapopemba

- Ecoponto Joaquim Catuna: Rua Luca Conforti ao lado Conj. Habitacional bloco 22

- Ecoponto Reynaldo José: Rua Silvestro Silvestre nº 400


Subprefeitura Santo Amaro

- Ecoponto Vitor Manzini: Praça Dom Francisco de Sousa, nº 635

- Ecoponto Pedro Bueno: Rua João de Léry altura do nº 503


Subprefeitura São Miguel Paulista

- Ecoponto Vitória Popular: Rua El Rey nº 508 – Vila Jacui

- Ecoponto JD. Lapena: Rua Rafael Zimbard, n°49 - JD Lapena - Baixos do Viaduto Jacu Pêssego


Subprefeitura Jaçanã/Tremembé

- Ecoponto Anselmo Machado: Avenida Paulo Lincoln do Valle Pontin alt. n° 550


Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha

- Ecoponto São Leandro: Rua São Leandro, altura do nº 13


Subprefeitura Sé

- Ecoponto Bela Vista: Rua Quatorze de Julho, altura do nº 360 – República


Subprefeitura Vila Prudente

- Ecoponto Vila Industrial: Rua Lisa Ansorge altura do nº 645 – São Lucas


Subprefeitura Mooca

- Ecoponto Mooca II: Rua Pantojo, nº 1.147 – Água Rasa


Sobre a AMLURB

Desde 2002 entrou em vigor a lei número 13.478, na qual houve a criação da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, um órgão regulamentador encarregado pela gestão dos resíduos e limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, da Prefeitura, e presta serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes de São Paulo.


Entre os serviços públicos prestados estão a conservação e limpeza dos bens de uso comum do município, limpeza de áreas públicas em aberto, varrição e lavagem das vias, viadutos, praças, túneis e etc; capinação e roçada do leito de ruas, coleta de resíduos domiciliares até 200 litros, coleta de Resíduos da Construção Civil - RCC até 50 kg; coleta de Restos de Móveis e utensílios até 200 litros (Cata Bagulho), coleta de Resíduos de Serviços de Saúde e coleta Seletiva (Recicláveis).

1 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br