top of page
Buscar

Prefeitura entrega UBS Jardim Souza totalmente reformada

Unidade localizada na zona sul passou por obras de ampliação da área de emergência, além de dois consultórios a mais. UBS faz cerca de 4 mil atendimentos por mês

Foto: Prefeitura de SP

Na quarta-feira (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Souza, localizada na zona sul da capital, recebeu a visita do prefeito Ricardo Nunes e do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. A unidade passou por reformas estruturais, concluídas em fevereiro deste ano.


As obras da UBS começaram em dezembro de 2022 e teve investimento de mais de R$ 1,8 milhão na reforma estrutural, como telhado, laje, cobertura externa, rede elétrica, hidráulica, pintura e piso. Houve aumento no número de salas da UBS, com dois consultórios a mais, uma sala de saúde do idoso, uma sala de reunião, uma sala de saúde da mulher, dois almoxarifados (farmácia e vacina), uma sala de Programa de Atenção ao Monitoramento Glicêmico (Pamg) e a sala para telemedicina (Consultório Digital).


As salas de emergência e odontologia foram ampliadas, sendo que a de odontologia realiza atendimento simultâneo nos três consultórios. O custeio mensal do equipamento, gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Monte Azul, é de cerca de R$ 1,2 milhão.


“Hoje é mais um dia importante para a nossa cidade, em especial para essa região do M’Boi Mirim, onde entregamos a reforma da UBS Jardim Souza. São ampliações importantes feitas nesta unidade que impactam e melhoram o atendimento da população deste território”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

A UBS Jardim Souza atua com oito equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) realizando cerca de 4 mil atendimentos mensais. Atualmente, a unidade tem oito grupos das equipes no território, um grupo coordenado pela psicóloga, três grupos coordenados pela fonoaudióloga, cinco grupos pelo educador físico, dois grupos pela terapeuta ocupacional, um grupo pela assistente social e dois grupos pelo fisioterapeuta.


Foto: Prefeitura de SP

São 127 profissionais para atendimento ao público, entre eles oito médicos, oito enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem, 43 agentes comunitários de saúde (ACS), três cirurgiões dentistas e mais três auxiliares de saúde bucal e um agente de promoção ambiental.


No quadro de funcionários há também as equipes multiprofissionais (eMulti) compostas por diferentes áreas do conhecimento e categorias, que atuam de maneira complementar e integrada às outras equipes na Atenção Primária à Saúde (APS): farmacêutico, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicóloga, profissional de educação física na saúde e assistente social.


A UBS Jardim Souza conta ainda com o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), composta por dez cuidadores, um enfermeiro, um assistente social, um médico clínico, dois auxiliares de enfermagem e um assistente administrativo. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizada na rua Maria José De Souza, 180.


Foto: Prefeitura de SP

Além das consultas, são ofertados o programa de automonitoramento glicêmico (Pamg), aferições de pressão arterial, glicemia capilar, administração de medicação e inalação; coleta laboratorial, exames preventivos, curativos, dispensação de medicamentos e insumos, vacinação, visitas e consultas domiciliares, grupos educativos e/ou terapêuticos, atividades físicas, Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), matriciamento em saúde mental, oxigênio, terapia domiciliar, planejamento familiar, insumos para pessoa com deficiência; e inserção, retirada e troca de métodos contraceptivos.


A usuária Maria da Silva, 63 anos, moradora da região e paciente da unidade há anos, elogia a reforma, ampliação da UBS e o sistema de entrega de senhas. “Sempre frequentei essa unidade. Com a reforma, melhoraram os espaços e o atendimento para todos nós. Ficou mais fácil para pegar senha, retirar medicamentos e tomar vacina”.


Avanços


Foto: Prefeitura de SP

A zona sul conta com 213 serviços de saúde. Desde 2017, a região já ganhou as UPAs Jardim Ângela, Santo Amaro, Parelheiros, Maria Antonieta e Parque Doroteia, além da ampliação e novas instalações da UPA Vera Cruz. Também foram entregues as UBS Shangrila Ellus, Anchieta e Jardim Lucélia, bem como CER III Interlagos, CEO II Capão Redondo, CR Dor Parque Maria Helena, CTA José Araújo Lima Filho (Campo Limpo), EMAD M’boi Mirim, oito CAPS e nove serviços de Residência Terapêutica (RT).


Entre 2017 e 2023 houve incremento de 31 equipes de saúde bucal (ESB) aumentando de 43 para 74 ESB. A cobertura de atendimento odontológico passou para 84% no território de M’Boi Mirim.


A região também foi contemplada com o Hospital Municipal (HM) Guarapiranga e Hospital Santo Amaro.

コメント


bottom of page