Por que você deve conhecer Shoreditch em Londres!
top of page
Buscar

Por que você deve conhecer Shoreditch em Londres!

Por Paulo Panayotis

Londres – Inglaterra. Um pouco afastado do centro de Londres e repleto de vida cultural, o bairro de Shoreditch pulsa freneticamente dia e noite. Pelas ruas, artistas de diferentes matizes têm liberdade para criar o que querem no lugar onde quiserem! Há alguns anos, conheci de perto esta joia escondida na capital inglesa. Naquela época começava sua rápida e fulgurante recuperação. Originalmente era um bairro operário e, gradativamente, os altos custos de Londres acabaram “empurrando” artistas e descolados para esta região que era barata se comparada às áreas mais centrais.


Bairro de Shoreditch em Londres no Reino Unido

Hoje é uma grande alternativa para quem quer ficar perto e longe de tudo. Desta vez fiquei hospedado em um hotel igualmente descolado e com decoração elegante e minimalista: o Mondrian London Shoreditch! Uma grata surpresa. “O nosso grande diferencial é que aqui reunimos em um só lugar bar, cafeteria, restaurantes, lounge, academia 24 horas e spa, além de um clube exclusivo onde você pode se divertir ouvindo boa música”, afirma o simpático John Keane, gerente do Mondrian, um apaixonado por esta região londrina.


Paella do restaurante Bibo no hotel Mondrian

De fato, adorei a tranquilidade efervescente tanto do hotel quanto da região. Depois de percorrer as deliciosas, culturais e provocantes ruas do bairro, acabar o dia no restaurante Bibo, de tapas revisitados do famoso chef Dani García, dá a impressão de que você está longe do Reino Unido. Adorei a paella valenciana em um espaço com clima totalmente descontraído. Mas atenção: reservar é uma boa já que o lugar vive lotado. Isso porque as dependências do Mondrian são abertas ao público, o que torna o lugar ecleticamente democrático. A ideia é estar realmente inserido ao contexto do bairro. Essa mistura entre turistas e residentes, para mim, é a cara de Londres. Um reflexo da multiplicidade desta cidade acolhedora e que tem espaço de sobra para todo mundo.


Jornalista Adriana Reis: suíte com banheira ‘vitoriana’ no quarto

Todos os quartos têm cafeteira expresso e uma curiosidade: o box dos banheiros se transforma em uma sauna a vapor. Uma delícia após bater pernas por Shoreditch. Outra coisa raríssima em Londres: há uma piscina aquecida no rooftop. Adorei tomar meu café da manhã à la carte com visual de um jardim com uma piscina no meio.


Banheiro com ducha potente que se transforma em sauna a vapor

De volta para o futuro! Para quem viu esse filme de ficção científica, que virou cult na década de 1980, sugiro ver o espetáculo que está bombando no Adelphi Theatre. O musical, que não deixa você ficar parado na poltrona, tem pontos altos e pontos altíssimos. Não viu o filme que venceu o Oscar em sete categorias, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor ator? Então, saiba que a história de um cientista excêntrico que cria uma forma de viajar pelo tempo em um carro e assim conhece seus pais antes do nascimento dele, é simples mas genial. Por quê? Você vai ter que assistir. Até mesmo porque a montagem feita em Londres, que também está em cartaz em Nova York, abusa de efeitos visuais e surpreende em um final que , sinceramente, considerei quase impossível de ser realizado dentro de um teatro.


Elenco do musical “De volta para o futuro” no Adelphi Theatre em Londres

Feliz da vida, relembrando daquela época quando ainda não existiam internet, inteligência artificial nem algoritmos para tudo, não resisto e subo ao rooftop do meu hotel Mondrian para tomar um “Old fashioned”, um drinque típico daquele período. Mas não sem antes parar para uma foto altamente instagramável realizada em um local criado exatamente para isso dentro do Mondrian. Honestamente, me senti de volta para o passado em um bairro do futuro!


Jornalista Paulo Panayotis no “instagramável” hotel Mondrian

Jornalistas estiveram em Londres a convite dos hotéis St. Martins Lane, Sanderson London e Mondrian Shoreditch e apoio Visit Britain.




Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance (ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)


bottom of page