Policiais militares músicos: encantam e protegem a população
top of page
Buscar

Policiais militares músicos: encantam e protegem a população

Por Coronel Camilo


“A música encanta a alma”, assim disse o grande pensador Aristóteles. Na Polícia Militar de São Paulo, os músicos, além de encantar as pessoas, as protegem. Eles formam uma das Unidades mais antigas e conhecidas da Força Pública de São Paulo, o Corpo Musical.

Criado em 7 de abril de 1857, o Corpo Musical contava inicialmente com 17 integrantes e um sargento mestre e esteve presente nos mais importantes momentos da história do Estado. Em 6 de novembro de 1892 abrilhantou a inauguração do Viaduto do Chá e também esteve na inauguração da Avenida Paulista, em 08 de dezembro de 1891 e do Teatro Municipal, em 12 de setembro de 1911.

Imagem: Reprodução Facebook Corpo Musical PMESP

Com uma história de 163 anos de existência o Corpo Musical conta hoje com Banda Sinfônica, Jazz Band, Quinteto de Metais, Quinteto de Cordas e Coral Masculino e, além de manter as tradições da Polícia Militar do Estado, participa ativamente na formação e aperfeiçoamento dos policiais militares na Escola Superior de Soldados, na Escola Superior de Sargentos e na Academia do Barro Branco, onde se formam os futuros comandantes dessa Força Pública.

A participação da música nas escolas policiais se faz, principalmente, por meio das Seções de Banda no treinamento da estética militar, desenvolvida nas aulas de Ordem Unida, onde a banda é necessária para dar cadência aos desfiles e apresentações militares. Nas instruções, a música também se faz presente no desenvolvimento geral dos policiais e no treinamento nos hinos, canções brasileiras e da Polícia Militar de São Paulo.

Engana-se quem pensa que os policiais miliares do Corpo Musical vivem só para a música. Selecionados entre integrantes da tropa, normalmente com dom para a música, primeiramente trabalham no policiamento por pelo menos dois anos. E, mesmo integrando a Unidade Musical da Polícia Militar, colaboram diuturnamente no policiamento ostensivo, participam de operações policiais e dividem seu tempo entre a música e a função policial.

Seções de Banda nos principais Comandos de Área levam a música para todas as regiões do Estado. Fazendo a mesma função que sua sede de São Paulo, treinando os policiais, abrilhantando eventos comemorativos nas cidades, prefeituras, câmaras municipais, encantando e protegendo as pessoas. Ajudam a manter as tradições e a estética militar em todas as unidades da região onde atuam.

Fardados, os policiais militares integrantes da unidade passam despercebidos como músicos e seguem protegendo as pessoas, de forma preventiva, nas estações de metrô, terminais de ônibus, calçadões pelas cidades, ruas abertas como a Avenida Paulista e casas de espetáculos, numa operação denominada visibilidade, onde a polícia inibe e evita o crime pela sua presença física.

A música também é uma excelente forma de aproximação da polícia com a população, dentro da filosofia de Polícia Comunitária, um dos princípios basilares da Polícia Militar de São Paulo. Quanto mais próxima da população, mais esta interage com a polícia e as informações chegam para o planejamento e as investigações, tornando a comunidade mais segura.

Corpo Musical, sempre levando entretenimento, protegendo e encantando as pessoas. Conheça mais sobre a sua Polícia Militar no site www.policiamilitar.sp.gov.br.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page