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Plaza Sul Shopping recebe Daiana Garbin em evento de conscientização sobre retinoblastoma

Empreendimento promove a campanha De Olho nos Olhinhos, criado por Daiana e o marido,

Tiago Leifert, em 13 de setembro


De olho nos olhinhos foi idealizada pelo casal Daiana Garbin e Tiago Leifert. (Foto: Danilo Borges)
De olho nos olhinhos foi idealizada pelo casal Daiana Garbin e Tiago Leifert. (Foto: Danilo Borges)

O Plaza Sul Shopping recebe, neste sĆ”bado, 13, a campanha ā€œDe Olho nos Olhinhosā€, iniciativa do apresentador Tiago Leifert e de sua esposa, a jornalista Daiana Garbin, que tem como objetivo auxiliar na prevenção do retinoblastoma, um tipo de cĆ¢ncer nos olhos que acomete, principalmente, bebĆŖs. A embaixadora estarĆ” presente no shopping, com sua equipe, para tirar as dĆŗvidas e conversas sobre o tema.

A ação ocorre na semana do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, 18 de setembro.

A campanha foi criada após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com a doença, com apenas 11 meses de vida. Por terem sido pegos de surpresa, decidiram desenvolver a ação para conscientizar os pais da prevenção à doença, que pode ser identificada pelos olhos dos bebês.

ā€œEsta Ć© uma ação que impacta diretamente a nossa comunidade, educando e conscientizando a população. No Plaza Sul, teremos profissionais de saĆŗde que vĆ£o orientar o pĆŗblico e realizar atividades educativas com as crianƧasā€, conta Camila Ramm, gerente de marketing do shopping, administrado pela ALLOS, a mais completa plataforma de serviƧos, entretenimento, lifestyle e compras da AmĆ©rica Latina.

No estande da campanha, que ficarÔ localizado no Piso 0, em frente à Bacio di Latte, serão realizadas atividades lúdicas, como oficinas de pintura, brincadeiras interativas e a presença de mascotes, enquanto médicos conversam com os pais, trazem informações e realizam até um teste rÔpido.

ā€œQueremos que os pais estejam cada vez mais atentos, que saibam identificar os sinais e possam buscar ajuda rapidamente. Nossa missĆ£o Ć© fazer a informação circular, antecipar a ajuda no diagnóstico e trazer essa condição para o debate socialā€, destaca Daiana Garbin, mĆ£e de Lua, hoje com 4 anos de idade.

O retinoblastoma Ć© o cĆ¢ncer ocular mais comum entre crianƧas de 0 a 5 anos. Ɖ um tumor maligno que se desenvolve na retina, a parte interna dos olhos. A doenƧa pode se apresentar em um olho, o chamado retinoblastoma unilateral, ou nos dois olhos, retinoblastoma bilateral. Os sintomas mais comuns do retinoblastoma sĆ£o a leucocoria, ou ā€œolho de gatoā€, em que a pupila pode apresentar uma Ć”rea branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visĆ­vel em fotos tiradas com flash. Tremor e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) tambĆ©m sĆ£o sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos mĆ©dicos Ć© que a crianƧa seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos. A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infĆ¢ncia podem ajudar no diagnóstico da doenƧa precocemente. O Sistema Único de SaĆŗde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Segundo o Ministério da Saúde, quando diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, o índice de cura chega a 90%. Apesar de raro e de representar cerca de 4% dos cânceres infantis, o retinoblastoma é o tumor maligno ocular mais comum entre as crianças. No Brasil, são registrados aproximadamente 400 casos por ano.

Ação nacional


A ALLOS, que apoia a campanha hÔ três anos, mobilizou a causa com eventos em shoppings pelo país e ampla divulgação digital nos sites, redes sociais dos shoppings da ALLOS e nas centenas de totens digitais e telões da Helloo - empresa de mídia exterior do grupo - em todo o país, a fim de despertar a atenção e ampliar o alcance da causa. Outros nove shoppings da ALLOS também receberão equipes de apoio e conscientização para ampliar o debate sobre a doença.

A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia PediÔtrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia PediÔtrica (SBOP). Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital do GRAACC, St. Jude Children's Research Hospital, Aliança Amarte, CONIACC - Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP). Neste ano a campanha recebeu apoio internacional com o suporte da International Society of Ocular Oncology (ISOO), da Sociedade Latino-Americana de Oncologia PediÔtrica (SLAOP) e da Childhood Cancer International (CCI).

ā€œO nosso compromisso Ć© mostrar que os shoppings da ALLOS sĆ£o verdadeiros canais de comunicação com a sociedade. Com campanhas como essa, conseguimos levar aos nossos clientes oportunidades de mais acesso Ć  informação econscientização, nesse caso, sobre a saĆŗde ocular infantilā€, afirma Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS.

De Olho nos Olhinhos no Plaza Sul

Local: P0, em frente Ć  Bacio di Latte

Datas: 13 de setembro

HorĆ”rios: 10h Ć s 22h – Chegada de Daiana Garbin Ć s 13h

Endereço: Praça Leonor Kaupa, 100 - Jardim da Saúde

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