Pingo: uma gota corajosa mesmo fora d'água
top of page
Buscar

Pingo: uma gota corajosa mesmo fora d'água

Obra ensina ao público infantil o conceito de coragem a partir da trajetória de Pingo, uma gota d'água que vence o medo e mergulha sozinha em novas aventuras


Sentir medo é natural em todas as fases da vida. E, na medida certa, esse sentimento tem um papel importante no nosso dia a dia: nos proteger de possíveis riscos e ameaças à nossa vida. Porém, na infância, o temor é um pouco mais presente, afinal é nesse momento que descobrimos e conhecemos o universo.


Mas como falar sobre esse sentimento para as crianças? Pingo teve uma ideia, obra de estreia da escritora carioca Jane Riche, aborda as adversidades de forma lúdica e reforça a importância de ser corajoso e encarar os medos.


O livro narra a trajetória de Pingo, uma gota d’água que decidiu sair da cachoeira onde vivia para buscar novas experiências que fizessem seu coração vibrar feliz. Inicialmente, contagiado pelo medo dos amigos, ele hesitou. Depois, motivado por seu coração, decidiu seguir viagem sozinho.

Capa do livro e Jane Riche (divulgação)

Após encontrar um bosque completamente branco, Pingo esbarra numa folha e sente-se feliz por viver uma experiência diferente num lugar mágico. É assim que o personagem estabelece uma conexão definitiva e poderosa com seu coração feliz.


“É difícil falar de coragem sem falar de medo. O medo é uma emoção instintiva, relacionada à sobrevivência. Porém, em excesso, pode nos paralisar, nos impedir de avançar na vida em direção aos nossos sonhos. Se eu tivesse ignorado o vibrar do meu coração, hoje não estaria escrevendo para crianças e me sentindo tão realizada. Por isso é importante aprendermos a falar sobre nossos sentimentos”, comenta Jane.


O personagem surgiu em 2014, enquanto a autora fazia um mestrado. Porém, foi somente em 2016 que o projeto de transformar a história de Pingo em livro e tornar-se uma autora de livros infantis ganhou vida. “Naquele momento [em que escreveu] eu não entendi que havia muito de mim naquela história. Porém, anos depois, ao relê-la, não tive nenhuma dúvida. Como o Pingo, eu estava pronta para seguir meu coração feliz”, ressalta.


Pingo teve uma ideia, faz parte do projeto “Siga seu coração feliz”, que reunirá outros personagens inusitados criados por Jane, como o Suco de Caju que se apaixona por uma acerola, a Lhama que vive uma aventura lúdica quando não encontra companhia para brincar e a Câmera Fotográfica que tem que ressignificar um arranhão em sua lente. Todas as obras têm como fio condutor a conexão dos personagens com o próprio coração.


Ficha Técnica

Pingo teve uma ideia Autor: Jane Riche

Ilustração: Giovanna Esppenchutz Editora: Pi Puí

Preço e-Book: R$12,28 (https://amzn.to/39Hps6Y) Preço físico: R$40,00 (https://www.jamerbooks.com.br)

bottom of page