Peça com Flávia Garrafa, volta em cartaz para temporada presencial no Teatro Renaissance
top of page
Buscar

Peça com Flávia Garrafa, volta em cartaz para temporada presencial no Teatro Renaissance

A comédia discute a capacidade e o desejo de mudança das pessoas que procuram a psicoterapia. Em cena, uma psicóloga trabalha as questões de quatro de seus pacientes que acabam por decifrar suas próprias emoções.

Imagem: Henrique Rangel

Na peça Fale Mais Sobre Isso, a terapeuta Laura, vivida por Flavia Garrafa, está na faixa dos quarenta anos e, como a maioria das mulheres, divide seu tempo entre cuidar da família e da carreira. Em seu consultório, ela atende Sr. B, um jovem de cerca de 30 anos que tem a organização e a metodologia como lemas de vida; da Sr. C, que foi trocada por uma mulher mais jovem e, ao invés de sentir tristeza, fica feliz e sente-se culpada por isso; do Sr. D, que acredita ser Deus; e de Alice, uma senhorinha doce de 78 anos que nunca conseguiu falar o que realmente sente.


Com a flexibilização na cidade de São Paulo, o espetáculo reestreia no Teatro Renaissance dia 7 de agosto e fica em cartaz até 25 de setembro, aos sábados às 17h30, com 60% da capacidade do teatro cumprindo todos os protocolos de segurança.


“Os pacientes são inspirados na vida real, mas não em uma experiência minha como psicóloga ou de qualquer outra pessoa. Eu pensei em como seriam essas pessoas no psicólogo. Acho que são tipos muito comuns que se comportariam de maneira muito peculiar em um consultório e dariam muito material para o terapeuta. É muito importante que os casos não se resolvam todos, porque a psicologia não é magia, não é conto de fadas. É a vida real, e, como em qualquer outra profissão da saúde, às vezes os problemas não têm solução”, explica Flávia.


Além da vida real, outra inspiração para a peça foi o romance “Mentiras no Divã”, de Irvin D. Yalom. “A partir desse livro eu comecei a ver como um consultório pode ser ficcionalmente interessante. Reli também muitos volumes do Freud, como ‘A Interpretação dos Sonhos’, e conversei com muitos psicólogos. Na verdade, continuo conversando com eles e mudando sempre a peça, porque isso é fundamental”, acrescenta.


O processo começou em 2012, quando Flávia Garrafa começava a escrever a sua primeira dramaturgia. Em três dias, o texto do espetáculo Fale Mais Sobre Isso ficou pronto, mas foi só depois de 3 anos, em março de 2015, que aconteceu a estreia, com direção de seu irmão, Pedro Garrafa e idealização de Pedro Vasconcelos.


De lá para cá, o espetáculo já se apresentou em mais de 6 cidades (São Paulo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Natal, Poá e Extrema) pelo Brasil. São 6 anos em cartaz e uma continuação: Faça Mais Sobre Isso estreou de maneira online, durante a pandemia.


SERVIÇO

Temporada: de 7 de agosto a 25 de setembro | sábados às 17h30

Ingresso: R$ 70

Duração: 70 min

Local: Teatro Renaissance – Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01419-002

Lotação: 440 lugares (por conta da pandemia, apenas 60% dos lugares serão utilizados) Classificação: 14 anos

bottom of page