Pessoas com estomia podem ir à praia e piscina?
top of page
Buscar

Pessoas com estomia podem ir à praia e piscina?

Por Rede D'Or

Ostoma, ostomia, estoma ou estomia são palavras que possuem o mesmo significado, derivado do grego em que “osto” é boca e “tomia” abertura, é uma cirurgia realizada com objetivo de construir um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente.


Com o verão e as altas temperaturas, pessoas com estomia ou que convivem com esse público podem ter a seguinte dúvida: é possível aproveitar todos os atrativos que a estação oferece? A resposta é simples: sim. A estação não interfere no funcionamento intestinal. O que pode estar relacionado é o estilo de vida da pessoa que afeta no físico e no emocional. Entretanto, assim como qualquer particularidade relacionada à saúde, alguns cuidados são necessários.


Mas aqui já vai um spoiler: piscina e praia estão liberados. Então, confira algumas orientações bem importantes para aproveitar o verão, e tudo de bom que ele pode oferecer, da melhor forma possível e sem preocupações.


A alimentação é a base de tudo: no calor, as pessoas com estomia devem aumentar a ingestão de líquidos regulares como água, água de coco, chás, sucos naturais (de preferência sem açúcar), caldos e sempre optar por alimentos leves e saudáveis. Evitar o consumo de bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos e formadores de gases. E um alerta muito importante: tente ficar longe de alimentos processados fora de casa, pois o risco de intoxicação alimentar pode ser grande, principalmente em dias quentes.


Esteja atento à transpiração: com a sensação térmica nas alturas, é comum que a gente passe a transpirar mais. Neste caso, pessoas com estomia devem se atentar às condições da pele no local em contato com o equipamento coletor, como concentração de umidade, coceira, vazamento e dermatite (assadura). Uma boa solução é considerar o uso de produtos que ajudem a criar uma película protetora flexível. Há no mercado opções em spray e transparentes que são práticas de aplicar e de carregar na bolsa, e evitam a concentração da umidade e das enzimas digestórias sobre a pele em risco, mantendo a sua integridade e minimizando possíveis complicações.


Piscina e praia sem medo: está quente e tudo o que você mais quer é se refrescar e aproveitar ao lado da família e amigos. A notícia é boa: está liberado curtir uma praia ou piscina. Os cuidados são simples e fazem parte da rotina da pessoa com estomia. É aconselhável no dia do banho usar o equipamento coletor com bolsa opaca, ingerir uma dieta leve, esvaziar a bolsa antes de entrar na água e evitar pular na piscina ou ser impactado pelas ondas diretamente no abdômen para não causar desconforto. Caso queira manter a bolsa junto ao abdômen, é indicado que as mulheres utilizem um biquíni sunquíni ou maiô e os homens sunga boxer ou bermuda. Também é essencial fazer uma moldura com fitas adesivas resistentes e, depois, observar as condições da base adesiva e a necessidade de substituir para evitar vazamento. Neste caso, a película protetora também pode ser uma grande aliada. Aplique em toda região periestomal e pele adjacente para impedir a concentração de umidade.


bottom of page