Pela vida! Dia 2 de Julho é dia de homenagear os Bombeiros
top of page
Buscar

Pela vida! Dia 2 de Julho é dia de homenagear os Bombeiros

Por Coronel Camilo


Neste dia 2 de Julho celebramos o Dia Nacional do Bombeiro, uma tropa muito querida pela população. A data é uma ótima oportunidade para lembrar e reverenciar os heróis do nosso cotidiano, que não medem esforços para defender uma vida nos períodos mais tristes e em situações bem delicadas. Muitas vezes suas ações ganham espaço nos principais jornais. Eu trabalhei no Corpo de Bombeiros logo nos primeiros anos da minha carreira, antes de ter comandado a Polícia Militar, uma instituição da qual os bombeiros fazem parte.


É sabido que os bombeiros existem para ajudar as pessoas, mesmo diante dos sérios riscos e desafios da profissão. Não é à toa que a tropa é admirada e respeitada por toda a população, com índice de 89,2% de satisfação, segundo pesquisa da Fundação SEADE.


São homens e mulheres, bombeiros de profissão e de coração, estudam intensamente e treinam muito para exercerem seu trabalho, sempre buscando o aprimoramento profissional, pois não podem errar. Deixam todos os dias suas famílias para se dedicarem ao trabalho.


Em São Paulo, o nosso Corpo de Bombeiros da Polícia Militar tem a bonita missão de salvar vidas, atuando em incêndios, salvamentos, alagamentos, acidentes e todo tipo de catástrofe. A solidariedade e o espírito de contribuição são marcas da profissão e, em nome delas, nossos soldados, atuam todos os dias auxiliando, inclusive, os resgates fora do Estado, como o que ocorreu na tragédia de Brumadinho.


Nas atividades cotidianas de prestar socorro e resgatar pessoas, o Corpo de Bombeiros tem uma estrutura de ponta e conta com viaturas e equipamentos modernos. Motocicletas, por exemplo, são utilizadas para superar o trânsito de nossas cidades, pois o tempo de chegada pode ser fundamental para a vida da vítima. Os helicópteros Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar, também fazem parte da estrutura de resgate, assim como drones, que permitem ao comandante de cada operação ter uma visão mais ampla do local, auxiliando na busca por sobreviventes e garantindo a segurança das equipes. Os bombeiros contam ainda com o apoio de cães farejadores, especialmente treinados para localizar pessoas em áreas de difícil acesso, como ocorreu no Largo do Paiçandu, quando desabou o prédio Wilson Paes de Almeida, em maio de 2018. Na ocasião, a atividade de grande parte dos heróis ficou concentrada na região e imediações.


Sempre com cuidado e dedicação, os bombeiros paulistas buscam até o fim adultos e crianças com vida, escavaram a terra com as suas mãos, intercalando com máquinas, sem medir esforços. Ainda conta com cães farejadores.


No momento atual, em tempos de pandemia, o Corpo de Bombeiros também está enviando alertas em suas redes sociais sobre os riscos, especialmente com crianças, dentro de casa. Alguns cuidados são recomendados como o fechamento de tomadas a fim de evitar choques, a atenção com objetos que podem ser engolidos e causar engasgos, a atenção também com potes e medicações que devem ficar em locais de difícil acesso.


É por essas e outras ações valiosas ao cidadão paulistano, ofereço minha homenagem aos bombeiros, que merecem toda a nossa admiração e respeito. Parabéns!


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page