Pavilhão Japonês reabre no Ibirapuera com espaços acessíveis, café e exposição de bonsais
top of page
Buscar

Pavilhão Japonês reabre no Ibirapuera com espaços acessíveis, café e exposição de bonsais

Local estava fechado desde março por causa da pandemia e volta com novo esquema de visitação

Imagem: Divulgação

Para saudar a primavera, o Pavilhão Japonês, no parque Ibirapuera, reabre as portas neste sábado, dia 2. O local estava fechado desde março de 2020, por causa da pandemia do coronavírus.


Construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, o espaço foi doado a São Paulo em 1954 e é considerado um dos raros pavilhões fora do Japão a preservar as características arquitetônicas dos originais.


O local é administrado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, que visa preservar patrimônios históricos e teve dificuldade para se manter nos últimos meses, já que vive de locações de eventos no espaço que tem no bairro da Liberdade, região central de São Paulo.


Já no aspecto físico, o espaço passou por mudanças. Paralelamente à campanha, o Pavilhão Japonês passou por uma reforma de acessibilidade com recursos da prefeitura. Foram construídas rampas, calçadas, banheiro acessível e elevador.


Além da realização da obra, o período em que o local permaneceu fechado serviu para a administração do local repensar seu funcionamento e ter novas ideias para atrair o público.


Entre as novidades, está um novo café, com chás, doces e comidas típicas, que será inaugurado na reabertura, além de uma loja de presentes com itens de artesanato japonês.


Para completar, o local traz, mais uma vez, a exposição “Bonsai – Forma e Tempo”, com curadoria de Agata Takiya. Esta é a maior edição da mostra, que já passou pelo espaço algumas vezes. A exibição reúne mais de 120 de exemplares de bonsais no jardim do pavilhão. As plantas são da coleção da empresa especializada Bonsai Kai.


Para deixar a experiência mais colorida, um mural assinado pela artista Erica Mizutani foi estampado na parede ao lado do lago de carpas no pavilhão. A pintura, chamada Santos Maru, representa o navio Kasato Maru, o primeiro a desembarcar no Brasil com imigrantes japoneses, em 1908.


O espaço volta a receber o público com um novo esquema de visitação. Quem quiser visitá-lo, poderá adquirir uma diária —ou seja, com o ingresso será possível sair e entrar no espaço a qualquer momento durante o dia. Além disso, nas quintas-feiras, a entrada se tornou gratuita.


Exposição: 2/10 a 21/11; quinta a sexta, das 10h às 17h

Parque Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10

Ingresso: Adulto: R$ 15; estudantes, idosos e crianças entre 5 e 12 anos: R$ 7; grátis às quintas


bottom of page